Publicações no BrCris
 

Francisco moreira Turbiani

Director and lighting designer. Has a degree in Performing Arts from the University of São Paulo (2012), with enphasis in Theater Direction. Since 2013, he has been resident lighting design teacher in SP School of Theater - Arts Center of the Stage, coordinated by Guilherme Bonfati. Is the author of the academic research (PIBITI) "Uses of Non-Theatrical Light Equipment in Contemporary Scenic Lighting in São Paulo: Case Study of "Bacantes" and "O Livro de Jó", oriented by António Araújo and financed by CNPq. As lighting designer, he most recently created the light design of the shows Abnegation I (2014) and Abnegation II (2015), by the theater company Tablado de Arruar, both made with resources from the São Paulo City Development Program. He also signed the lighting of Soliloquios (2015), directed by Johana Albuquerque; Orfeu Mestiço - Uma HipHópera Musical (2011), directed by Cláudia Schapira, with Núcleo Bartolomeu de Depoimentos; A Última História (2011), directed by Tiche Viana; Salém (2011 to 2013), directed by Júlio Barga; Marie (2011 to 2014), directed by Tutti Pinheiro; O Horácio (2011 and 2012), collective creation from the text of Heinner Muller; Maledicências (2010), directed by Danilo Moreno; Mokimpó - Estudo de um Homem Comum (2010), directed by Claudia Schapira; Madrid 36: Reminiscências da Guerra Civil Espanhola (2009), directed by Paulo Bio Toledo.
Iluminador cênico e diretor teatral. Teve seu primeiro contato com a iluminação cênica aos 15 anos, dentro do contexto do teatro amador escolar, onde teve suas primeiras experiências com montagem e operação de iluminação. Possui graduação em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral pela Universidade de São Paulo (2013), dirigindo como trabalho de conclusão de curso o espetáculo "O Balneário", livre adaptação de O Inimigo do Povo, de Henrik Ibsen. Foi aluno da iluminadora e Prof. Dr. Cibele Forjaz, com quem podê aliar os conhecimentos técnicos anteriormente obtidos ao pensamento criativo e da linguagem da luz. Ao longo da graduação, trabalhou como iluminador dentro e fora do contexto universitário, desenhando luz para trabalhos de diversas disciplinas e para trabalhos de conclusão de curso da EAD (Escola de Artes Dramática). Ainda durante a graduação, desenvolveu a pesquisa de Iniciação Tecnológica intitulada "Uso de equipamentos luminosos não-teatrais na iluminação cênica contemporânea em São Paulo" (2012), sob orientação do Prof Dr. Antônio Araujo. Em 2018, retorna à USP no Mestrado em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da mesma instituição, concluindo em 2021 a dissertação "A luz em processo: um mergulho na criação de Guilherme Bonfanti na Trilogia Bíblica do Teatro da Vertigem". Atualmente, desenvolve pesquisa de doutorado, também pela USP. Desde 2013 é formador de iluminação da SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco, atuando na formação técnica e artística de diversos iluminadores e iluminadoras, técnicos e técnicas de iluminação, atuantes no contexto teatral brasileiro. Atuou como organizador e ou mediador de todas as cinco edições dos Seminários de Iluminação do Teatro da Vertigem e SP Escola de Teatro, evento que ocorre desde 2017 em São Paulo. Junto com guilherme Bonfanti, criou o programa de Youtube Lighting Studio, que entrevistou mais de 40 profissionais da iluminação cênica brasileiros. Como iluminador, criou a iluminação para diversos diretores e coletivos teatrais paulistanos (Johana Albuquerque, Cláudia Schapira, Tiche Viana, Alexandre Dal Farra, Coletivo Bartolomeu de Depoimentos, Tablado de Arruar, Coletivo Cardume, Paulo Bio Toledo, grupo Performatron) além de trabalhar como desenhista de planta de iluminação, assistente de iluminação e programador de console de iluminação. Possui experiência ainda com dança, ópera, música e eventos corporativos.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •