Bruno Figueiredo é um estudioso dos instrumentos de cordas dedilhadas antigas e modernas, abrangendo o repertório do alaúde renascentista à guitarra elétrica.
Iniciou seus estudos de violão clássico no Rio de Janeiro em 1990 sob a supervisão de Carlos Alberto de Carvalho.
Inclui em sua formação acadêmica:
? Bacharelado pela Universidade Estácio de Sá (1995-RJ)
? Mestrado pela University of Arizona (1999-EUA)
? Doutorado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2011-RJ) onde desenvolveu sua pesquisa sobre o gênero tocata e suas possibilidades de interpretação nas obras para alaúde de Giovanni Girolamo Kapsperger (1581-1650).
Bruno Figueiredo possui ampla experiência no repertório do violão clássico, tendo realizado diversos concertos como solista e camerista no país. Além da atividade de concertista também foi premiado em concursos de violão em âmbito nacional e internacional.
Em busca de aperfeiçoamento na área da música antiga, frequentou Masterclasses com alaudistas de renome internacional como Eugéne Ferré e John Griffiths. Entre seus projetos, destacam-se a participação nas Óperas Don Quixote nas Bodas de Comacho de Georg Philipp Telemann (RJ-2011); Dido e Eneas de Henry Purcell (REC-2009) e duas produções de L?incoronazione di Poppea (Rj-2014 e BH-2015). Apresentou-se em diversos concertos como músico convidado do conjunto Música Antiga da UFF e com a Camerata Quantz, grupo liderado por Laura Rónai, especializado em música Barroca. Explorou o repertório das canções inglesas para alaúde em parceria com as cantoras Flávia Bonan (RJ) e Sônia Wegenast (RJ); atuou em parceria com Fernando Moura (RJ) em programas de canções acompanhadas circa 1600. Participou do trio "Concertos a 3", o qual foi premiado em dois editais nacionais: Prêmio Funarte de Concertos didáticos (2014) e o edital Conexão Intercâmbios (2014), levando o trio a realizar concertos em Portugal em 2015.
Sua experiência musical também se estende à didática em instrumentos de cordas dedilhadas. Lecionou a cadeira de violão clássico no Conservatório Brasileiro de Música (2001-2007); foi professor substituto na UNIRIO (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004-2005) e desde 2016 é professor de violão e guitarra na escola Intermúsica (RJ).
Entre os anos de 2004 e 2015, Bruno Figueiredo se dedicou à pesquisa e prática do repertório alaudístico dos séculos XVI e XVII, ministrando seus conhecimentos a instrumentistas interessados em conhecer ou se aprofundar no repertório de cordas dedilhadas deste período.
Atualmente o instrumentista está reavaliando sua prática e ensino de música, expandindo sua atuação no campo da música erudita em direção à música popular somando em seu currículo o estudo de harmonia e improvisação aplicado ao violão é à guitarra elétrica.
bachelor's at Música from Universidade Estácio de Sá (1995), master's at Música from University of Arizona (1999) and doctorate at Music from Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2011). Has experience in Arts, acting on the following subjects: violão clássico, concerto solo, alaúde, música espanhola and concurso.