Pedagogo pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), é mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e em Mudança Social e Participação Política pela Universidade de São Paulo (USP). Perpassou pela graduação em História, bacharelado e licenciatura, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), onde também se especializou em Docência e Gestão do Ensino Superior. Nessas andanças, percorreu ainda o curso de Letras, habilitação língua inglesa, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade de São Paulo (USP). Como é bicho que não para quieto, (des)aventurou-se na licenciatura em Educação Física e no curso técnico de Teatro, este pela Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes), onde, junto àqueles que ecoam arte-resistência, foi reconhecendo-se nessas tessituras de artes do viver. Profissionalmente, atuou como professor e pedagogo, nas redes pública e privada de ensino (nos âmbitos médio, fundamental I e II, infantil e educação profissional); como educador social em espaços não escolares; e como tutor e professor/coordenador formador na EaD. Atualmente, dedica-se à pesquisa e docência na graduação e pós-graduação em Educação, presencial e à distância, no âmbito do Departamento de Educação (DE) da UEMG-Ibirité. Integra ainda os grupos de pesquisa "Trabalho, Movimentos Sociais Populares e Educação do Campo" (TRAME) e "Trabalho, Política e Subjetividade" (TRABPOLIS), que, vinculados ao CNPq, abrigados são respectivamente pela Faculdade de Educação, da UFJF, e pelo Centro de Educação e Ciências Humanas, da UFSCar. Como interesses de pesquisa, tem se dedicado às questões referentes ao trabalho docente, destacadamente em sua relação com as dimensões de precarização, adoecimento e suicídio; à educação e diversidade, no âmbito das relações étnico-raciais e questões de gênero e sexualidade; e à formação de professores na contemporaneidade, sob a perspectiva crítica.