Camila é mestre (2000) e doutora (2006) em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP (Universidade Estadual Paulista - Campus de Araraquara), instituição em que desenvolveu sua pesquisa na área de ensino-aprendizagem de língua estrangeira e na área de estudos do léxico, mais especificamente Lexicografia bilíngue. É atualmente docente do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Desde 2008, atua no ensino, na pesquisa e na extensão da universidade, ministrando disciplinas de Língua Inglesa, Leitura em Língua Inglesa, Linguística Aplicada e Metodologia de Ensino de Língua Inglesa. De fevereiro de 2013 a novembro de 2016, atuou como Secretária Geral de Relações Internacionais da UFSCar e por 2 mandatos (4 anos) foi Coordenadora do Curso de Letras da UFSCar. Suas áreas de atuação em pesquisa são o ensino-aprendizagem em língua estrangeira (EFL), o ensino de inglês para fins específicos (ESP) e fins acadêmicos (EAP), língua estrangeira como meio de instrução em contextos de ensino superior (EMI e CLIL) e a formação de professores de língua estrangeira (TESOL), políticas linguísticas em instituições de ensino superior para fins de internacionalização universitária, bem como os estudos do léxico e a lexicografia (lexicografia bilíngue e lexicografia pedagógica).
Dr. Camila Höfling is Associate Professor in the English language and literature program area in the Department of Languages at Federal University of São Carlos (UFSCar), São Paulo state, Brazil. Her research in applied linguistics focuses on issues related to teaching and learning English as a foreign language (EFL, TESOL, EAP and ESP), including the role of English as a medium of instruction (EMI) and Content and Language Integrated Learning (CLIL) in specific contexts, teacher education, language policies in HE institutions aiming the internationalization, and lexical studies (pedagogical lexicography). She served as coordinator of the undergraduate major in Languages for four years (2009-2010; 2018-2019) and as the head of the Office of International Relations (2013-2016).