Publicações no BrCris
 

Marcelo Augusto Pinto Teixeira

Doutor em Ciência da Literatura, Semiologia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com conclusão em 2005. Mestrado em Ciência da Arte,Teoria da Arte, pela Universidade Federal Fluminense,término em 1999. Bacharelado em Comunicação Social, Cinema, na Universidade Federal Fluminense concluído em 1994. Professor adjunto da Universidade Estácio de Sá, no Departamento de Cinema , de 2005 até 2011. Dirigiu e coordenou o curso de Cinema da Unesa de07/ 2007 até12/ 2011.Professor responsável pela pós graduação de Roteiro para Cinema de07/ 2007 até12/ 2010, na mesma Instituição. Tem experiência criativa na área de Cinema, Artes Plásticas e Teatro. Em sua trajetória acadêmica, descobre como ênfase de trabalho a semiose cinematográfica, atuando, principalmente, nos seguintes horizontes teóricos e práticos: Teoria e Hístoria do Cinema, Teatro , Direção de atores e História e crítca das Artes Plásticas. No campo de pesquisa e atuação prática desenvolve atividades com direção de atores e bailarinos, dramaturgia, direção e encenação fílmica e teatral. Como dramaturgo pesquisa subjetivação e o código de encenação no cinema, teatro, dança e Ópera. Criou o programa de História e Crítica de Arte no Século XX, com o professor Jorge Lúcio Campos e Lattuf Mucci, no Instituto Metodista Bennett,Rio de Janeiro em 2005 até 2006. Como ensaista escreveu sobre Heiner Müller, Paul Celan, Marcel Duchamp, Peter Greenaway, Derek Jarman, Autoria Fílmica e o Retorno do Estético no Decadentismo e na pós-modernidade.
bachelor's at Comunicação Social Cinema from Universidade Federal Fluminense (1994), master's at Arts from Universidade Federal Fluminense (1999) and doctorate at Language from Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Has experience in Arts, focusing on Film Interpretation, acting on the following subjects: cinema, teatro, cinema contemporâneo, subjetivação and poesia.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •