Maria Clara de Lima Santiago Camões
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPED (UERJ) e mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É especialista em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica (PUC - RIO), onde atuou como docente da especialização por quatro anos. Desenvolveu estágio de doutorado sanduíche na Universidade do Porto (CAPES, 2018). Ocupou os cargos de Professor Regente de Ensino Fundamental e de Educação Infantil e as funções de Coordenadora Pedagógica e Diretora Adjunta, ligados à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Atualmente é professora regente de Educação Infantil no Colégio Pedro II, onde ocupou por cinco anos cargos de Coordenadora Geral de Projetos e de Orientadora Pedagógica. Em 2020, iniciou a atuação como docente da disciplina "Psicologia da Educação e Aprendizagem", nas Licenciaturas Integradas oferecidas pelo Colégio Pedro II (Campus Realengo). É coordenadora do grupo de pesquisa NUPEI (Núcleo de Pesquisa Experiências e Infâncias) e integrante do Projeto de Extensão do Curso "Ação docente entre experiências e infâncias", ambos do Colégio Pedro II. Membro do grupo de pesquisa GRPesq Currículo, formação e educação em direitos humanos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Grupo: Questão da escola: entre a urgência de interrogar e de responder sobre exclusão e hospitalidade no Currículo a partir da experiência da diferença nos 4º e 5º anos do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da UFRJ. Suas áreas de interesse estão concentradas em estudos sobre o currículo e a Educação Infantil, com ênfase nas políticas curriculares para a infância.
graduate at Pedagogia from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) and master's at Education from Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2009). Has experience in Education
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
