Bruna Franchetto
Possui graduação e mestrado na Faculdade de Filosofia da Università degli Studi di Roma La Sapienza (1975) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). É professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, docente do corpo permanente dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional e em Linguística e Filologia. Tem experiência e produção em etnologia e linguística, com ênfase em Línguas Indígenas, atuando principalmente nos seguintes temas: Alto Xingu, línguas indígenas brasileiras, documentação linguística, teorias da gramática, tradições orais indígenas, artes verbais, antropologia da educação escolar indígena, antropologia da mulher. Coordena o Projeto PQ-CNPq 'Línguas Indígenas: investigando temas gramaticais e etnolinguísticos' (CNPq PQ Ib) e o Programa de Documentação de Línguas Indígenas - PRODOCLIN, iniciativa do Museu do Índio-FUNAI e UNESCO. É membro titular da Comissão Técnica do Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL), Ministério da Cultura-IPHAN, como representante do Ministério da Justiça. Coordenou o projeto ?Levantamento Sócio-Lingüístico e Documentação da Língua e das Tradições Culturais das Comunidades Indígenas Nahukwa e Matipu do Alto Xingu? (Edital CFDD/MJ e IPHAN/INDL, 2009-2010). Coordenou de 2006 a 2008 o projeto 'Evidências linguísticas para o entendimento de uma sociedade multilíngue: o Alto Xingu?, Edital Universal MCT/CNPq 02/2006.
É assessor/consultor do Instituto Socioambiental, da UNESCO, dos Programas internacionais para a documentação linguística (línguas ameaçadas) DOBES (Alemanha) e ELDP (Reino Unido); da National Science Foundation (EUA). Membro do Comitê de avaliadores externos no seminário de Análise de Cenários e Formulação de Macro-estratégias do Planejamento Estratégico do Museu Goeldi (MCT), 2005. Membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Membro da Comissão de Assuntos Indígenas, de 1988 a 1990 e de 2002 a 2004 - Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Coordenadora Científica da área Línguas Indígenas do Congresso e Instituto de Verão da ABRALIN, gestão 2006-2007. Liderou missão de cooperação entre o Museu do Índio (FUNAI) e AIATSIS (Instituto Australiano de Estudos de Línguas e Culturas Aborígenes e das Ilhas Torres Strait) da Austrália, entre março e maio de 2014.
bachelor's at Filosofia from Università degli Studi di Roma La Sapienza (1975), master's at Filosofia from La Sapienza-Università degli Studi di Roma (1975) and doctorate at Antropology from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Has experience in Language, focusing on Aboriginal Languages, acting on the following subjects: alto xingu, linguas indigenas, línguas indígenas, linguas indigenas brasileiras and sintaxe.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos