Larissa Santos Ciríaco
Larissa Santos Ciríaco é professora da Universidade Federal de Minas Gerais desde 2015. Realizou pós-doutoramento junto ao Goldberg Lab: Psychology of Language, no Department of Psychology da Princeton University (EUA), com financiamento pelo PrInt (Capes). É doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG, com estágio PDEE (Capes) no Department of Linguistics da Rice University (EUA). Na Faculdade de Letras da UFMG, é professora de Linguística nas áreas de sintaxe, semântica e pragmática, e docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos na linha de Processamento e Emergência de Construções Linguísticas. É líder do grupo de pesquisa Cognição, Processamento e Aquisição da Linguagem (CogProA/CNPq) e sub-coordenadora do Laboratório de Psicolinguística da UFMG. Desenvolve pesquisa numa abordagem construcionista baseada no uso, tendo publicado artigos com resultados de estudos descritivos e experimentais sobre construções de estrutura argumental do português, mais especificamente sobre: construções transitiva/causativa, intransitiva, incoativa/ergativa, passiva, medial, ação causada, entre outras. Atualmente, se interessa pela Psicologia da Linguagem e pelo papel da função e do significado na aprendizagem e no uso da língua por crianças e adultos. É mãe de Bernardo, nascido em 2016.
graduation at Letras from Universidade Federal de Minas Gerais (2004), master's at Language from Universidade Federal de Minas Gerais (2007) and doctorate at Language from Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Has experience in Linguistics, focusing on Psicolinguistics, acting on the following subjects: verbos intransitivos, testes sintaticos, motivação semantica, testes semanticos and análise acústica.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
