Mateus dos Santos Galúcio
Has experience in Education, focusing on Education
Licenciado em Pedagogia, pós-graduado Lato sensu em Educação para as Relações Etnicorraciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Belém, mestre em Curriculo e Gestão da Escola Básica pela UFPA, é professor na Secretaria Municipal de Educação - SEMEC nas Series Iniciais e EJA, Orientador e Coordenador Pedagógico nas Ilhas de Caratateua, Paquetá, Jutuba e Cotijubas do Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque, professor do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) no curso de Licenciatura em Língua Portuguesa nas disciplinas: A BNCC e o Currículo de Língua Portuguesa, TCC I e TCC II. Foi estagiário docente nas disciplinas: Currículo: teorias e práticas, 51h e Currículo, cultura e produção da diferença, 68h, no Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPA, na disciplina Currículo: teorias e práticas, PED 01006, ofertada regularmente no curso de pedagogia, da Faculdade de Educação- FAED, do Instituto de Ciências da Educação- ICED, da Universidade Federal do Pará- UFPA. Como dançarino pesquisador desenvolve estudos na área de currículo, arte-educação, dança, performatividade de gênero e filosofia da diferença. Tenho trabalhos publicados na área de arte, educação e cultura: "Matrizes Estéticas e Culturais do Carimbó Contemporâneo de Marapanim", ISSN 2237-0889; "Tecnologia Educacional Conhecendo a África em 3D", no livro Práticas Inovadoras no Ensino da Diversidade Etnicorracial na Formação de Professores - ISBN: 978-85-62855-66-5; "Um currículo que dança: educar, dançar e incluir", nos ANAIS do I Seminário Estado, Trabalho Educação: O Pensamento Crítico Latino Americano, realizado na Universidade Federal Fluminense/UFF, Rio de janeiro, 2018, ISBN: 978-85-94029-07-2; "A Subjetividade Negra Expressa no Carimbó Dançado no Balé Folclórico da Amazônia - BFAM", nos Anais do Seminário de Prática Inovadoras em Relações Etnicorraciais, ISBN 978-65-00-67806-2.Como Dançarino de Grupo Parafolclórico, escreve, divulga e desenvolve projetos acadêmicos, tecnologias educacionais de incentivo e valorização da cultura Amazônica dentro e fora do Estado do Pará. Participou de curtas na TV Cultura/PA, em homenagem ao Centenário de Mestre Verequete (https://www.youtube.com/watch?v=xcEiibW_M8M). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e Monitor do Mais-Educação na Escola Estadual Professora Hilda Vieira. Há 15 anos é voluntário na 3 Vara da Infância e juventude TJ/PA, atuando na proteção das garantias de direitos de crianças e adolescentes e pedagogo integrante do Projeto Cidadão das Ilhas, que presta assistência jurídica e social a jovens em situação de vulnerabilidade social nas Ilhas de Belém; atua há 25 anos como Técnico em Enfermagem voluntário na Cruz Vermelha Brasileira, Filial Pará. Foi chamado para coordenar, pela experiência técnica e compromisso social, o setor de esporte e cultura do MEP (Movimento Estudantil Popular), projeto de extensão da Universidade Estadual do Pará, que visa capacitar jovens carentes da periferia em Belém/PA, a ingressarem na faculdade e a Escola da Pesca na Ilha de Caratateua (pedagogia da alternância). Ativista dos movimentos estudantis, fortaleceu e deu visibilidade ao curso de pedagogia do IFPA Campus Belém, onde criou e presidiu o Centro Acadêmico Dalcídio Jurandi, melhorando a nota do curso no MEC. Engajado nas lutas sociais, coordenou, organizou e realizou eventos acadêmicos a nível regional e nacional em diversos Estados do Brasil. Atuou como estagiário docente e depois efetivou-se como auxiliar de projetos e coordenador pedagógico no Sistema de Ensino Universo, tem experiência na área de educação, cultura, ludicidade, diversidade, projetos pedagógico, tecnologia educacional, arte-educação, meio ambiente, escuta especializada, conselho de ciclo. Como orientador de TCC materializei as pesquisas dos orientandos em Tecnologia Educacionais.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
