Cleide Maria Maciel de Melo
Possui graduação em Pedagogia (1971) e Direito (1992), mestrado em Educação, área de concentração Sociologia e História da Profissão Docente e da Educação Escolar (PucMinas, 2002) e doutorado em Educação, no programa de pós-graduação da Fae/UFMG, área de Conhecimento e Inclusão Social, na linha de pesquisa de História da Educação (2010). Desde a formação como pesquisadora, os estudos/pesquisas concentram-se nos seguintes temas: profissão/formação docente, intelectuais, universidade e escolarização, no Brasil, na primeira metade do século vinte. Tem interesse especial pelas questões da escrita acadêmica e relações entre literatura e história. Atuou como professora em escolas da hoje denominada Educação Básica e supervisora pedagógica (em escolas e órgãos do sistema de ensino). Lecionou no ensino superior por vinte e oito anos, atividade na qual aposentou. Encontra-se vinculada à UEMG/FUNEDI (Universidade do Estado de Minas Gerais/Fundação Educacional de Divinópolis). Atualmente, participa do projeto de pesquisa Pensar a Educação, Pensar o Brasil: 1822/2022, da Fae/UFMG.
graduation at Pedagogia from Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (1971), graduation at Direito from Faculdade de Direito do Oeste de Minas (1992), master's at Mestrado Em Educação from Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002) and doctorate at Education from Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Has experience in Education, acting on the following subjects: escola, infância, socialização, escolarização and educação.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
