Historiador de arte, crítico de cultura e escritor, com décadas de colaboração na imprensa paulista. Professor Titular da Escola de Belas Artes da UFMG formou-se em História pela USP (1979), com Mestrado (1989) e Doutorado (1994) em História Social pela mesma universidade, sob a orientação da grande historiadora Anita Novinsky, Pioneira da Ciência no Brasil (CNPq). Com o apoio do DAAD e da CAPES pesquisou durante dois anos nos arquivos de cinema da Alemanha para a tese: Imaginários da Destruição: O Papel da Imagem na Preparação do Holocausto (1994), considerada a primeira na área de Cinema e História em todo o Brasil. Pesquisador Bolsista PQ-1D do CNPQ entre 2003 e 2018, escreveu e dirigiu o primeiro longa-metragem em animação de Minas Gerais, a Trilogia do Caos (2001-2016), produzida com dois Prêmios de Incentivo à Produção, da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte, e da Associação Curta Minas / CEMIG, animado por jovens artistas da Escola de Belas Artes a partir da pesquisa Animação Expressionista, financiada pelo CNPq. Autor de diversos livros, dentre os quais Da Natureza dos Monstros (1988), As Sombras Móveis (1999), Autos-de-fé como Espetáculos de Massa (2005), Todos os Corpos de Pasolini (2007) e O Cinema Errante (2013). Em 2019, acompanhou, como Professor Residente, o Curso ISGAP-Oxford Summer Institute on Critical Antisemitism Studies 2019, no Saint John College, na Universidade de Oxford, Reino Unido, com bolsa integral do ISGAP e apoio do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFMG e PROEX-CAPES. Atua na Área de Artes Visuais nos seguintes temas: Cinema e História, Artes e Literatura. SOMOS UFMG: http://www.somos.ufmg.br/professor/luiz-roberto-pinto-nazario. Número ORCID: 0000-0002-8043-919X
Professor at the School of Fine Arts of the Federal University of Minas Gerais. Historian, critic and writer, with decades of film criticism in the press. Graduated in History from USP (1979), Master's (1989) and PhD (1994) in Social History from the same University, under the guidance of the great historian Anita Novinsky. Pioneer in Brazil in the area of Cinema and History, with the thesis: The Imaginary of Destruction: the Role of the Image in the Preparation of the Holocaust (1994), defended on USP after two years of research in the archives of films from Germany. Author of several books, including The Nature of Monsters (1988), The Mobile Shadows (1999), Autos-da-fé as Mass Spectacles (2005), All the Bodies of Pasolini (2007) and The Wandering Cinema (2013). Acts on the following subjects: Cinema, History, Arts and Literature.SOMOS UFMG: http://www.somos.ufmg.br/professor/luiz-roberto-pinto-nazario.