Cinema e História
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
62Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 62-77, jan. /jun. 2023https://doi.org/10.5935/2177-5672/trama.v14n1p62-77ESTÉTICA AFRODIASPÓRICA COMO LUGAR PARA IMAGINAR E TRANSFORMAR O MUNDO: CINEMA NEGRO E LIBERTAÇÃO
-
?A Bondade do Branco": Olhar da Branquitude sobre a Questão Racial no Filme "Também Somos Irmãos"
-
A descoberta do homoerotismo em curtas-metragens brasileiros
-
A encenação no cinema de Rainer Werner Fassbinder.
-
A Estética subversiva do filme A Batalha de Argel sob a luz do pensamento de Frantz Fanon
-
A experiência espacial na narrativa cinematográfica: importância e significado da cenografia na obra de Federico Fellini
-
A imagem cinematográfica como objeto colecionável: o colecionador na era digital.
-
A imagem como arma. O uso ideológico das imagens de guerra.
-
A imagem da nação: cinema e identidade cultural no Brasil (1960-1990)
-
A influência do romantismo no cinema expressionista alemão
-
A loucura confinada no cinema
-
A Luz no Cinema.
-
A narrativa cinematográfica alegórica / simbólica no Cinema de Animação
-
A REVOLUÇÃO EM PELÍCULA: A RELAÇÃO CINEMA-HISTÓRIA E A TRANSFORMAÇÃO DO PARADIGMA HISTORIOGRÁFICO
-
Adriano da Silva Denovac
-
Albert Drummond Lopes
-
Ana Paula Spini
-
André de Faria Pereira Neto
-
As cidades imaginárias: Cenografia e arquitetura no cinema
-
Bianca Melyna Negrello Filgueira
-
Captura de movimento em cinema de animação
-
Cinejornal Brasileiro: A documentação do esporte pelo Estado Novo em comparação com a estética de Leni Riefenstahl
-
CINEMA EXPLÍCITO: Representações Cinematográficas do Sexo
-
Cinema Híndi: Cultura hindu e recepção
-
Cinema: memória audiovidual do mundo
-
Cinematografias do fantástico: visões de Alice e do País das Maravilhas no cinema
-
Conta-me tudo: Representações de doença na filmografia de Pedro Almodóvar.
-
Cristiane Carvalho da Nova
-
Da Gênesis ao Caos: O Universo Warner de Animação
-
De la nourrice noire à la domestique contemporaine: une analyse du montage des images d?archives dans le documentaire autobiographique Babás (2010), de Consuelo Lins
-
Dimensões do marketing no cinema
-
Documentário e memória intergeracional das ditaduras (Brasil, Argentina e Chile)
-
Eduardo Antonio Lucas Parga
-
Essência local em molde "global": recursos cinematográficos e identidade urbana no filme Muleque té doido! (2014)
-
Este Mundo é uma Frescura! : Leituras Frescas das Chanchadas de Watson Macedo
-
Felipe Davson Pereira da Silva
-
Fernão Dias - uma trajetória cinematográfica
-
Fotogramas operários no documentário paulistano: uma análise sobre as representações das classes populares na luta política e sindical brasileira dos anos 1970
-
Henrique Medeiros Alves Fernandes
-
Imaginários de destruição - O papel da Imagem na preparação do Holocausto
-
Inocentes com as mãos vermelhas e a encenação da derrota de esquerda em "La Chinoise" ("A Chinesa", 1967), de Jean-Luc Godard: um estudo de recepção e diálogos com Glauber Rocha
-
Ives Mauro Silva da Costa Junior
-
Jairo Carvalho do Nascimento
-
Jean Carlos Pereira da Costa
-
José Leandro Rocha Cardoso
-
La Chinoise no Brasil (1967-1969): sua recepção pela crítica cinematográfica e o exemplo da sátira no cinema político
-
Lazer, cinema e modernidade: um estudo sobre a exibição cinematográfica em Montes Claros (MG) - 1900-1940
-
Luiz Roberto Pinto Nazario
-
Luz, câmera... (doutrin)ação? Os filmes premiados pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).
-
Lúcio De Franciscis dos Reis Piedade Filho
-
Marcelo de Souza Silva
-
Marcos Jose de Melo
-
Maria Leandra Bizello
-
Memória Audiovisual na Sociedade Informatizada: Arquivos Físicos e Digitais
-
Miriam de souza Rossini
-
MÉTODO E ESCRITURA DA MONTAGEM - Reflexões sobre tecnologia, cultura e pensamento
-
Novidade, imaginário e sedentarização : o espetáculo cinematográfico no Recife (1896-1909)
-
O Chile na obra de Chris Marker: um olha para a Unidade Popular desde a França
-
O cinema da Guerra Fria : da paranóia ao consumismo
-
O cinema de Werner Herzog: Realidade além da realidade
-
O CONCEITO DE ?CICLO REGIONAL? EM JEAN-CLAUDE BERNARDET: CONTRADIÇÕES CONCEITUAIS OU O EXIBIDOR COMO VILÃO DO CINEMA BRASILEIRO?
-
O Exorcista: a representação da possessão demoníaca nos anos de 1970
-
Os filmes-testemunhos de Julien Bryan
-
Paralelos, Convergências e Divergências Entre o Restauro Digital e os Processos de Animação
-
Pier Paolo Pasolini: O Cinema como Lingua Escrita da Ação.
-
Projeto à nação em páginas de Cinearte: A construção do Livro de Imagens Luminosas
-
Reconstruindo o passado: a restauração e o cinema
-
Sheila Schvarzman
-
Sombras projetadas: as primeiras imagens em movimento
-
Tempo, montagem e narrativa: o reemprego de imagens nos documentários Santiago (2007), de João Moreira Salles, e Babás (2010), de Consuelo Lins
-
TERRITÓRIOS NO CINEMA BRASILEIRO: A VISIBILIDADE DO LIXO
-
Uma tradução cinematográfica: Noites Brancas, de Luchino Visconti
-
Variáveis do filme histórico ficcional e o debate sobre a escritura fílmica da história
-
Woody Allen - o teatro em seus filmes, o cinema em suas peças
-
Ítalo Nelli Borges.