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Emílio Jose Montero Arruda Filho

Emilio Arruda Filho is graduated at Electric Engineering from University of Pará (1995) and master's at Electric Engineering from the same University (1998). He was awarded his Ph.D. in marketing and e-commerce from the University of Bergamo, Italy (March 2009). He is an Associate Professor in the Graduate Courses of Business at the University of Amazon (UNAMA), Brazil. He has been publishing in the areas of hedonic versus utilitarian consumer values in mobile telecommunications, including articles in International Journal of Technology Marketing, International Journal of Information Management, and International Journal of Management and Network Economics. In 2007 and 2008 he was a visiting researcher at the Research Institute for Telecommunications and Information Marketing at the University of Rhode Island, Kingston ? RI.
Pós-Doutorado na Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) no departamento de mercadologia (MCD) (2012/2014). Doutor em Marketing para Estratégia de Empresas pela Università Degli Studi di Bergamo (Italy - Nov. 2005 a Mar de 2009). Esteve como visitante na University of Rhode Island (USA) com o Grupo RITIM (Research Institute for Telecommunications and Information Marketing) 2007 / 2008. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1995) e mestre em Engenharia Elétrica pela mesma Universidade (1998). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPAD da Universidade da Amazônia (UNAMA) de Janeiro de 2014 a Novembro de 2015. Professor do mesmo Programa desde 2009 e Editor da Revista Amazônia, Organizações e Sustentabilidade (AOS) do PPDA da UNAMA desde seu lançamento em 2012 até Novembro de 2015. Coordenador Associado do PROCAD 2013 - 2020 FGV / UNAMA / UNIR / UECE. Esteve como Editor Associado das revistas BBR da FUCAPE, BAR da ANPAD e Gestão, Finanças e Contabilidade (RGFC da UEBA), tendo sido Editor associado de outras revistas nacionais, e estando atualmente como Editor Associado do International Journal of Business and Systems Research (2018-2020), International Journal of Management Development (2020 - 2022) e Revista de Administração Contemporânea (RAC) da ANPAD (2020-2022), além de ter sido do comitê científico da RAC no período de (2018-2020). Revisor de diversas revistas científicas nacionais e internacionais como The Journal of Consumer Marketing - JCM, JPIM - Journal of Product Innovation Management, Games and Culture, International Journal of Information Management (IJIM), dentre outras revistas, além das conferências nas áreas de expertise. Líder do Tema 10 da divisão acadêmica de Marketing da ANPAD para o triênio 2015-2017 e membro do comitê científico de Marketing para o triênio 2018-2020. Membro do Comitê Executivo da ANPAD (apoio Diretoria Executiva) 2016-2017. Coordenador da Divisão de Marketing da ANPAD 2021-2022 e Diretor Científico Pró-Tempore da ANPAD para 2023. Consultor AdHoc da CAPES desde Jan/2012, onde vem participando ativamente no processo de avaliação de cursos, eventos e projetos para a área de Administração, além de ter participado da Avaliação Trienal 2010/2012, avaliação de livros, Recursos Quadrienal 2013/2016, APCNs e Quadrienal 2017-2020. Bolsista de Produtividade 2 do CNPq 2016-2018, 2019-2021, 2022-2024 e consultor AdHoc do órgão. Tem interesse de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Marketing, Inovação Tecnológica e Telecomunicações, com ênfase em Sistemas Tecnológicos e Tendências de Mercado, atuando principalmente nos seguintes temas: novos produtos de telecomunicações / Tecnologia da Informação, convergência tecnológica, marketing tecnológico e comportamento do consumidor.

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