Publicações no BrCris
 

Edileia de Carvalho Souza Alves

, acting on the following subjects: quilombos, comunidades negras tradicionais and movimento quilombola.
Doutora em Educação no Programa de Pós Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC/RIO com pesquisa centrada na área de Educação Escolar Quilombola, desenvolvimento de políticas públicas para populações tradicionais, Decolonialidade e Educação Intercultural. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Puc-Rio (2014), com pesquisa centrada na área de Educação Escolar Quilombola, reconhecimento de direitos étnicos; Políticas Fundiárias; Educação Diferenciada; Povos Tradicionais; Direito à Terra e ao Território e Relações Etnicorraciais. Possui Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- Puc-Rio (2012) onde ingressou como Bolsista do PROUNI. Atualmente é Professora Substituta na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- UFRRJ, no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade/IE É pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa: "Espaços Educativos e Diversidade Cultural" (CNPQ) no âmbito do Programa: Escolas do Território" - IEAR/UFF e formadora no Projeto de reestruturação curricular das escolas quilombolas no município de Paraty. Pesquisadora colaboradora no Grupo de Pesquisa Territórios e populações tradicionais: reconhecimento, acesso à justiça e à educação de povos indígenas e quilombolas- UNICAMP (SP), coordenado pelo professor José Maurício Arruti (UNICAMP).Integrante do Fórum Fluminense de Educação do Campo (região Sul-Fluminense RJ) e parceira/colaboradora no Fórum de Populações Tradicionais de Angra, Paraty e Ubatuba.Principais áreas de pesquisa: Educação escolar quilombola, quilombos, educação diferenciada, povos tradicionais, movimentos sociais, educação do campo, pedagogia da alternância,decolonialidade/interculturalidade,educação antirracista.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •