A problemática das relações entre diversidade cultural e educação tem se tornado de especial relevância para a construção de uma sociedade democrática. É neste horizonte de preocupações que o GECEC - Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Culturas - vem desenvolvendo suas atividades, desde 1996.Sua principal finalidade é realizar estudos e pesquisas de caráter interdisciplinar, privilegiando como temática central as relações entre educação e cultura(s). O GECEC tem realizado várias pesquisas com o apoio do CNPq, CAPES e FAPERJ. No período de 1996 até o presente momento realizou quatro projetos de pesquisa: "Cotidiano Escolar e cultura(s): desvelando o dia a dia" (1996-1998), "Educação Intercultural e Cotidiano Escolar: construindo caminhos" (1998-2000), "Universidade, Diversidade Cultural e Formação de Professores" (2000-2003), "Ressignificando a Didática na perspectiva multi/intercultural"(2003-2006) e "Multiculturalismo, Direitos Humanos e Educação: a tensão entre igualdade e diferença" (2006-2009). Atualmente estão em realização dois projetos de pesquisa: "Interculturalidade e Educação na América Latina e no Brasil: uma rede de saberes, atores e buscas" (2009-2012), coordenado pela Profª Vera Candau e "Diversidade Cultural, Prática Pedagógica e Mínimos Éticos" (2008-2010), coordenado pelo Profº Marcelo Andrade. O GECEC já publicou sete livros nos quais buscamos socializar as pesquisas realizadas. São eles: "Sociedade, Educação e Cultura(s): questões e propostas" (Vozes, 2002); "Educação e Cultura(s): entre o crítico e o pós-crítico" (DP&A, 2005); "Educação Intercultural e Cotidiano Escolar" (7 Letras, 2006); "Didática: questões contemporâneas" (Forma&Ação, 2009); "A Diferença que Desafia a Escola" (Quartet/Faperj, 2009), "Tolerar é pouco?" (DP&Alli, 2009) e "Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas" (7Letras, 2009).