Doutora em Química Analítica - UFBA (2021), Mestrado em Química Analítica - UFBA (2015), Lato Sensu em Novas Tecnologias da Educação - Esab (2015), Lato Sensu em Metodologia e Docência do Ensino Superior - Faculdade Dom Pedro II (2013), Licenciatura em Ciências Biológicas - UNICSUL (2019), Licenciatura em Pedagogia - UNICSUL (2019) e Licenciatura em Química - UNEB (2013). Atualmente é docente de Química do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal da Bahia (IFBA) do campus Irecê. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ciências, Ensino e Tecnologia - GPCET. Atua na comissão do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI) do IFBA campus Irecê. Tutora a distância da UFRB na Licenciatura Interdisciplinar em Artes. Atuou como professora orientadora voluntária de TCC na UNIVASF e UFRB. Tem experiência acadêmica em Química analítica, com ênfase em Análise de alimentos envolvendo ferramentas quimiométricas, atuando principalmente nos seguintes temas: composição mineral, centesimal, parâmetros físico-químicos, compostos polifenólicos, desenvolvimento de metodologias analíticas, planejamento fatorial completo, planejamento Box-Behnken, análise exploratória (PCA/HCA), redes neurais artificiais (RNA), espectrometria molecular UV-Vis, cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE), espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado (ICP OES) e espectrometria de massa por plasma acoplado indutivamente (ICP-MS) em amostras alimentícias. Pesquisas nos campos da Educação, Ensino de Química e Ciências Naturais, com ênfase nas temáticas: elaboração de materiais didáticos digitais (produção audiovisual, fotonovela, história em quadrinhos, podcasts, animações e jogos educativos), decolonialidade, educação ambiental e espaços não-formais de ensino, visando contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Autora do livro sobre "Oiti: fontes de nutrientes para saúde humana". Organizadora de dois livros sobre "Multiletramentos para uma prática inovadora na escola contemporânea" e "Linguagens múltiplas e multiletramentos como prática pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem de Química". Redatora do texto introdutório de Ciências Naturais do Ensino Fundamental Anos Finais do Referencial Curricular de Alagoinhas-BA. Participei de bancas de TCC nos níveis de graduação e pós-graduação. Ministrei curso de formação de professores em Alagoinhas-BA. Organizadora de eventos acadêmicos: Raça, ciência e cultura: a dimensão política da negritude, Workshop em Quimiometria e I Simpósio de Mulheres Negras no Ensino de Química. Foi aluna de Iniciação Científica na área de Química Orgânica, atuando em síntese orgânica do Tipo-Barbier em meio aquoso baseando nos princípios da Química Verde, na caracterização e otimização dos produtos. Foi docente de Ciências no Ensino Fundamental Anos Finais e de Química e Eletivas I e II no Ensino Médio na rede pública baiana. Atuei como monitora das disciplinas Química Geral II e Química Orgânica II na UNEB. Além de possuir experiência como monitora de Química e gestora de polo no Curso pré-vestibular Universidade para Todos - UPT. Contato: emmanuellerequiao@gmail.com/ (71) 99190-0671.