Prof. Dr José Carlos Paes de Almeida Filho
Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), diploma pós-graduado em Linguística Aplicada pela Universidade de Edimburgo, Escócia, obtido em 1975, mestrado em Educação em Língua Estrangeira pela Universidade de Manchester (1976) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade de Georgetown em Washington, DC (1983). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília. Atua desde sempre na Área Aplicada da Linguagem (Linguística Aplicada) dedicando-se ao ensino, pesquisa e extensão na disciplina Ensino de Líguas. Seus projetos e publicações mostram ênfase nos temas do ensino comunicativo de línguas, análise de abordagem do ensino de línguas, formação de professores de línguas e dos outros agentes, ensino da oralidade em lingua estrangeira, aquisição de língua estrangeira e de segunda língua, história do ensino de línguas no Brasil.
graduation at Bacharelado e Licenciatura Em Letras Lingua e Lite from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), master's at Educação Em Lingua Estrangeira from Universidade de Manchester (1976) and doctorate at Doutorado em Linguistica from Georgetown University (1984). Has experience in Linguistics, acting on the following subjects: ensino aprendizagem de linguas, formação de professores de línguas, ensino de lingua estrangeira, aquisição de língua estrangeira and aquisição de segunda língua.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
Visão geral
Publicações
Ensino
theses/dissertations advising
- Formatando o Computador no Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
- Percepção de fossilização e fatores associados na interlingua de brasileiros adultos aprendendo Ingles
- A convergência e contradição entre uma abordagem "Desejada" e uma abordagem "Real" do ensino de Língua Estrangeira
- Por que ensino como ensino? A manifestação e atribuição de origem de teorias informais no ensino de professores de LE (Inglês)
- Procedimentos espontâneos de aprender LE (inglês) : um esboço de análise da competência espontânea de aprender do aluno
- Salas de aula (não) franquiadas: arenas de abordagens de primeiros, segundos e terceiros
- Quando os professores do Ensino Fundamental lêem os PCN-LE
- Prospecções sobre a abordagem/sentido de plausibilidade na ação de ensinar de um professor de Língua Estrangeira de Ensino Médio
- O efeito retroativo do CELPE - Bras no curso de português para estrangeiros de uma Universidade Brasileira
- Decolagem em LE: Potências do Ensino por Conteúdos e Tarefas na Comunicação
- Expressões idiomaticas do portugues do Brasil e do espanhol de Cuba : estudo contrastivo e implicações para o ensino de portugues como lingua estrangeira
- (ELENIR VOI XAVIER DE MOURA) Análise de abordagem de uma professora de Língua Estrangeira confrontada com a abordagem de autores de material didático
- Indícios de Desenvolvimento de Competência Aplicada de Aprendizes de LE (inglês)
- ENTRE SONHO E REALIDADE: A prática docente inicial de egressos de um Curso de Letras-Inglês
- Representações do explicito construídas pelos aprendentes de um novo idioma
- Avaliando a avaliação: práticas, fluxo histórico e projeções.
- Primeiros passos na competência comunicativa numa nova lingua (inglês) em contexto de escola regular.
- O sistema de avaliação de curso específico num centro interescolar de línguas: como se faz e de onde vem?
- Crenças e aglomerados de crenças de alunos ingressantes em letras (Ingles)
- Prospecções de um sentido de plausiblidade na ação de ensinar de um professor de Língua Estrangeira
- O imaginário do comunicativismo entre os professores de lingua estrangeira / Inglês (e sua confrontação com teoria externa)
- Configuração de competencias de um professor de lingua estrangeira (ingles) : implicações para a formação em serviço
- A cultura de aprender língua estrangeira (Ingles) de alunos formandos de Letras
- Ensino instrumenta na língua-alvo: uma proposta de ensino da escrita em ambiente acadêmicol
- HISTÓRIA DO FUTURO: DIAGNÓSTICO E PERSPECTIVAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO∕APRENDIZAGEM DE PLE-PL2 NO BRASIL DO SÉCULO XXI
- Matizes de Adequações de um Currículo em Letras/Inglês: Um estudo em Análise de Currículo da Licenciatura
- Um modelo macro-organizacional de formação reflexiva de professores de lingua (s) : articulações entre a abordagem comunicativa atraves de projetos e o desenvolvimento de competencias sob a tematica das inteligencias multiplas
- Abordagem Comunicativa Intercultural (ACIN): Uma proposta para ensinar e aprender língua no diálogo de culturas
- O ensino de Língua na disciplina Língua Portuguesa e em disciplinas de conteúdo (Matemática e História)
- Afeto e insumo no ensino de base instrumental na Colombia
- Teorias Informais e Competência Implícita na Formação Continuada de Professores
- Conhecimento implícito de um professor de Língua Estrangeira: origem e revelação na prática
- A motivação para aparender Lingua Estrangeira (Ingles) em contexto de ensino interdisciplinar
- O papel da afetividade no processo de aprender língua estrangeira na escola de 1. grau
- Competências de aprendizes de línguas: dimensionando a teoria (informal) relevante
- Expressões idiomáticas do português do Brasil e do espanhol de Cuba: implicações para o ensino de português/LE
- Variabilidade da motivação no processo de aprender lingua estrangeira na sala de aula
- O ensino da escrita em LE num curso de Letras: diagnóstico de Re-planejamento
- Decolagem em lingua estrangeira (francês) : potências do ensino por conteúdos e tarefas na comunicação
- Análise de abordagem de ensino de produção de texto em LP numa classe de inclusão com alunos surdos e ouvintes.
- O uso do dicionário bilíngüe no processo de compreensão de textos por alunos iniciantes de Espanhol/LE.
- Um Galo Sozinho não tece um (a) manhã: O Papel de uma Associação de |Professores de Inglês no Desenvolvimento da Competência Profissional de seus Associados
- Avaliação Planejamento Curricular Componente Língua Estrangeira no Colégio Militar de Brasília
- Estagios de interlingua: estudo longitudinal na oralidade de sujeitos brasileiros aprendizes de Espanhol
- Desvelamento da natureza da abordagem vigente numa situação de ensino médio de língua estrangeira (Inglês) contraposta ao material didático adotado
- Fases da construção da aula comunicativa para ensino de língua estrangeira
- Perfis variados de competência lingüístico-comunicativa numa LE (Inglês) e seu impacto no ensino de línguas
- O Espanhol na cidade de São Paulo: quem ensina qual a variante a quem?
- Perfis de Competências de Professores de Língua Estrangeira (Inglês) em Serviço e sua Permeabilidade a Mudanças
- Cracaterísticas da construção do proceso de ensino e aprendizagem de língua estrangeira (Ingles) com adultos da terceira idade
- Configuração de competências de um professor de Lingua Estrangeira (Ingles): implicações para a faormação em serviço
- Prospecções de um sentido de plausiblidade na ação de ensinar de um professor de Língua Estrangeira
- Aprender portugues-lingua estrangeira em ambiente de estudos sobre o Brasil : a produção de um material
- Ensinando nos meios iniciantes: uma proposição de planejamento baseado em tarefas
- Portugues para Estrangeiras: uma análise etnográfica dos sprocessos individuais de desenvolvimento
- Perfis variados de competência lingüístico-comunicativa numa LE (Inglês)
- Características da Interação em Contexto de Ensino Regular e em Contexto de Ensino Interdisciplinar de Português-Língua Estrangeira: Um Estudo Comparativo.
- Análise de abordagem de material didático para o ensino de línguas
- Tipos de interação em tarefas comunicativas
- A formação de professores no pós-curso de Letras/licenciatura
- O desenvolvimento da competência comunicativa a partir da instrução explícita de pronúncia em um curso de formação continuada de professores de línguas
- Uma Análise das Primeiras Análises de Abordagem de Ensino do Professor de Língua Estrangeira
- Erros persistentes no Espanhol de alunos universitários brasileiros em inicio e final de curso
- Diferenças individuais no processo de aparendizagem de Lingua Estrangeira: a interrelação de variáveis
- O efeito letroativo do exame CELPE-Brasileiro num curso universitario de Portugues Lingus Estrangeira
- Discernimento do esteio teórico nos PCN de Língua Estrangeiro-Ensino Fundamental
- Fluencia oral : imaginario, construto e realidade num curso de Letras / LE
- Os efeitos das limitações da competência lingüística-comunicativa em Português L2 entre os fatores de desperdício educacional em Moçambique
- O lugar e as relações do Portugues como língua oficial na escol da Guiné-Bissau
- Por que ensino como Ensino? Manifestação e Atribuição de Teorias Informais no Ensinar de Professores de Línguas (Inglês)
- O processo de ensino/aprendizagem de Portugues lingua/estrangeira no contexto do Mercosul. Uma an´slise de abordagem e metodologia
- Convergência e Contradição entre uma Abordagem
- Crenças sobre o explícito no ensino de línguas
- Estratégias de aprendizagem de Língua Estrangeira entre alunos de diferentes níveis de rendimento e de proficiência
- Quando os professores do Ensino Fundamental lêem os PCNs de Língua Estrangeira
- A Gênese da Composição de um Material Didático para Ensino-Aprendizagem de Português como Segunda Língua.
- Um galo sozinho não tece um(a) (a)manhã: o papel de uma associação de professores de inglês no desenvolvimento da competência profissional de seus associados
- Uma escola comunicativa de línguas : retrato de um fazer orientado por teoria
- Tarefas problematizadoras e a contrução do processo de aprendizagem de uma lingua estrangeira
- Forças de abordagens em busca de uma equação de ensinar LE
- Envolver-se com o fascíneo pelo patrimônio
- Procedimentos espontâneos de aprender LE (Inglês)
- Quando terceiros viram primeiros agentes: pais orientando filhos aprendendo línguas na escola Fundamental I
- A tarefa como ambiente para aparender LE
- Ensino renovado, avaliação renovada? O processo avaliativo no ensino/aprendizagem de língua estrangeira em contexto disciplinar
- A construção do ensino/ aprendizagem de Lingua Estrangeira com adolescentes
- A carga cultural compartilhada : a passagem para a interculturalidade no ensino de portugues lingua estrangeira
- O livro didático como insumo na aula de Lingua Estrangeira (Ingles) na Escola Publica
- Daquilo que sabemos: A pesquisa metateórica sobre abordagem de ensino de línguas
- Relações entre uma abordagem comunicacional e as inteligências múltiplas
- O processo de ensino/aprendizagem de português língua estrangeira no contexto do mercosul - Uma análise de abordagem e metodologia
- A lingua portuguesa e a construção do conhecimento escolar
- Provisões para Ensinar LE (Inglês) no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Séries: dos Parâmetros Oficiais e Objetivos dos Agentes
- Caracteristicas da construção do processo de ensino e aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) com adultos da terceira idade
- ACEL: ambiente computacional auxiliar ao ensino/aprendizagem à distância de língua
- Avaliando as competências de professores de língua estrangeira (inglês): um estudo sobre validade de certificação
- O Avesso do bom Aprendiz: uma tentativa de intervenção sistemática no processo de aprendizagem de L-2
- Os sprocessos de aprender Lingua Estrangeira (Ingles) modulados pelo Livro Didático na Escola Publica e na Escola Particular
- Discernimento do Estéio Teórico nos PCN de Língua Estrangeira - Ensino Fundamental
- Uso de estratégias e Níveis de Rendimento e Proficiencia na sala de aula de Lingua Estrangeira
- A formação de professores de Línguas na Universidade: entre o ideal e o teórico e o real e a prática
- ALINHAMENTOS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS) PARA CRIANÇAS
- Dialogo a distancia no processo de aquisição da oralidade em lingua estrangeira
- Estratégias espontâneas de aprendizes iniciantes e intermediários de LE (Inglês)
- O papel da afetividade no desempenho do aluno de escola pública
- O ensino da escrita em LE num curso de Letras: diagnóstico e replanejamento
- A pratica da reflexão num curso de formação de professores de lingua estrangeira
- A tarefa como ambiente para aprender LE
- Abordagem comunicativa intercultural (ACIN) : uma proposta para ensinar e aprender lingua no dialogo de culturas
- Prática e Teoria na (Trans)Formação de Professores de Língua Estangeira
- Escrever em Lingua Estrangeira: a interação professor-aluno através de Diários Dialogados
- Jogar para aprender língua estrangeira na escola
- Provisões para Ensinar LE (Inglês) no Ensino Fundamental Público de 1ª a 4ª séries: Foco nos Parâmetros Oficiais e Objetivos dos Agentes
- Abrir fluência numa nova língua para o surdo brasileiro : diários dialogados digitais no desenvolvimento do Português Escrito como L2
- Pode ser em ingles? : Não. Em portugues primeiro : ensino de lingua inglesa para crianças em contextos emergentes no pais : um estudo de caso
- A Fala do Professor como Fonte de In(Formação): Uma Proposta de Escala de Proficiência para a Formação Inicial de Professores de Língua Estrangeira (Espanhol).
- Crenças e aglomerados de crenças de alunos iniciantes de Letras
- A Gênese da Composição de um Material de Suporte de Português Língua-Estrangeira
- Crenças de professores de língua inglesa de cursos livres sobre a utilizaçãoi do livro didático: obediência ou transgressão? Eis a questão.
- Ensino Instrumental na Lingua-Alvo: Uma Proposta para o Ensino da Escrita em Ambiente Acadêmico
- A construção do significado no laboratório de línguas: pela valorização dete recurso como extensão da sala de aula
- Abordagens de Ensino de Português Língua Segunda no Contexto Guineense de Ensino Médio e Superior
- Formação de Professores Reflexivos em Língua Inglesa: a intersecção do Comunicativo, do Projeto e da Teoria das Inteligências Múltiplas.
- Interações propositadas e negociadas na sala de aula de línguas estrangeiras contextualizada pela (re)construção de conhecimentos: Uma via de apropriação da língua alvo
- Competência informal implícita de professores de línguas em formação
- Características de um Padrão de Português Moçambicano Emergente em Contexto Escolar
- Introdução do ensino da língua inglesa na educação básica em um município do sudoeste paranaense. Um estudo de caso
- Ensinar língua na língua : perfis de oralidade e uso da língua estrangeira (inglês) na sala de aula
- Gramatica e aquisição : a relação entre o foco na forma e a aquisição de lingua estrangeira em situação institucional
- O desenvolvimento da competência comunicativa a partir da instrução explícita de pronúncia em um curso de formação continuada de professores
- Desvelamento da natureza da abordagem vigente numa situação de ensino de língua estrangeira (inglês) contraposta ao material didático adotado
- A responsabilidade por ensinar língua de quem ensina outras disciplinas na escola
- Yo hablo, pero... quien corrige? : a correção de erros foneticos persistentes nas produções em espanhol de aprendizes brasileiros
- A construção social das competências necessárias a um professor de língua estrangeira entre o real e o ideal. Um curso de letras em estudo.
- Subsídio para um Código de Ética na Profissão de Ensinar Línguas
- Tarefas Geradoras de Insumo e Qualidade Interativa na Construção do Processo de Aprender Língua Estrangeira em Contexto Inicial Adverso
- Gramatica e lingua estrangeira numa escola de ensino medio : o que se ensina
- Uma escola comunicativa de línguas: retratos de um fazer orientado por teoria
- A lição de casa como extensão da sala de aula de língua estrangeira (Inglês)
- As crenças do professor sobre o melhor aprender de uma língua estrangeira na escola
- Meta Comunicativa na aprendizagem de língua estrangeira (Espanhol) ao final do Ensino Médio
- Planos pragmáticos na relação Portugues-espanhol
- A formação de policiais para os usos do policialês na Academia de Polçícia
- Análise de abordagem de material didático para o ensino de línguas (PLE/PL2).
- (RE)PLANEJAMENTO DE CURSOS DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA: UM CAMINHO PARA POLÍTICA INSTITUCIONAL
- Subsídios para a criação de um código de ética para a profissão de ensinar línguas
- A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de Letras
- Imagens enquanto expressão de conhecimento de uma professora iniciante em prática de ensino de Ingles
