área de pesquisa
- "Personal Narratives - A Didactic Experience of Writing in English under Implicit and Explicit Instruction
- "The role of phrasal phonology in listening comprehension for English language teaching supported by the lexical approach"
- (Des)Continuidade do Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública: Aplicação e Progressão de Conteúdos no Ensino Médio
- A aquisicao da escrita nas series iniciais do ensino fundamental - um estudo de carater longitudinal sobre a apropriacao do sistema de escrita em Lingua Portuguesa
- A construcao das identidades do professor de lingua inglesa em formacao continuada: pesquisando a graduacao
- A construção social das competências necessárias a um professor de língua estrangeira entre o real e o ideal. Um curso de letras em estudo.
- A convergência e contradição entre uma abordagem "Desejada" e uma abordagem "Real" do ensino de Língua Estrangeira
- A formação de professores de Línguas na Universidade: entre o ideal e o teórico e o real e a prática
- A formação do professor de língua estrangeira: a constituição na tensão entre o dizer e o fazer.
- A Gênese da Composição de um Material de Suporte de Português Língua-Estrangeira
- A produção de texto no curso de Letras : diagnóstico do ensinar a escrita
- A reconstrução de uma unidade didática para o ensino de inglês e as percepções de alunos
- A Relação entre crenças dos aprendizes e ansiedade em sala de aula de língua inglesa: um estudo de caso
- Abordagem comunicativa intercultural (ACIN) : uma proposta para ensinar e aprender lingua no dialogo de culturas
- ACEL: ambiente computacional auxiliar ao ensino/aprendizagem à distância de língua
- APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA POR CRIANÇAS DE 2ª A 4ª SÉRIE: ASPECTOS FONÉTICO-FONOLÓGICOS
- AS FUNÇÕES DA ESCRITA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO COMO PRÁTICA SOCIAL
- As práticas de leitura de professoras nos anos iniciais do ensino fundamental
- Aurelia Emilia de Paula Fernandes
- AVAL - AVALIAÇÃO DA/NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
- Características da Interação no Contexto de Aprendizagem In-Tandem
- Características de um Padrão de Português Moçambicano Emergente em Contexto Escolar
- Conflitos e Incertezas do Professor de Língua Estrangeira na Renovação de sua Prática de Sala de Aula
- Conhecimento implícito de um professor de Língua Estrangeira: origem e revelação na prática
- DESCONTINUIDADE NA APLICAÇÃO E PROGRESSÃO DE CONTEÚDOS DE INGLÊS A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO
- Desvelamento da natureza da abordagem vigente numa situação de ensino médio de língua estrangeira (Inglês) contraposta ao material didático adotado
- Dialogo a distancia no processo de aquisição da oralidade em lingua estrangeira
- Ensinando nos meios iniciantes: uma proposição de planejamento baseado em tarefas
- Ensino renovado, avaliação renovada? O processo avaliativo no ensino/aprendizagem de língua estrangeira em contexto disciplinar
- Erros persistentes no Espanhol de alunos universitários brasileiros em inicio e final de curso
- Estagios de interlingua: estudo longitudinal na oralidade de sujeitos brasileiros aprendizes de Espanhol
- Estiudo das crenças na formação reflexiva de uma professora de inglês na rede pública
- Fabrício Oliveira da Silva
- Fases da construção da aula comunicativa para ensino de língua estrangeira
- Fernanda Landucci Ortale
- Flávia Juliana de Sousa Avelar
- Formatando o Computador no Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
- Formação de Professores Reflexivos em Língua Inglesa: a intersecção do Comunicativo, do Projeto e da Teoria das Inteligências Múltiplas.
- Francês Língua Estrangeira online: o papel do professor na concepção e realização de um curso em uma plataforma síncrona
- Gramatica e aquisição : a relação entre o foco na forma e a aquisição de lingua estrangeira em situação institucional
- Gramatica e lingua estrangeira numa escola de ensino medio : o que se ensina
- Graziele Estefânia Infanger
- Interações propositadas e negociadas na sala de aula de línguas estrangeiras contextualizada pela (re)construção de conhecimentos: Uma via de apropriação da língua alvo
- Introdução do ensino da língua inglesa na educação básica em um município do sudoeste paranaense. Um estudo de caso
- Investigando a própria ação: reflexões sobre o ensino da gramática na 8ª série
- Investigando o Processo de Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira In-Tandem: aprendizagem de língua francesa em contextos digitais
- Inéia Damasceno Abreu
- Janelas de autonomia: explorando atividades do Worlview
- João Queiroz Fernandes Neto
- Maria Helena Vieira Abrahão
- Márcia Cristina Greco Ohuschi
- Márcia Souza
- O desenvolvimento da prática pedagógica de alunos professores de espanhol como língua estrangeira
- O efeito letroativo do exame CELPE-Brasileiro num curso universitario de Portugues Lingus Estrangeira
- O ensino da argumentação: uma experiência didática com o artigo de opinião no curso de Letras.
- O ensino da escrita em LE num curso de Letras: diagnóstico de Re-planejamento
- O ensino da escrita em LE num curso de Letras: diagnóstico e replanejamento
- O ensino de Língua na disciplina Língua Portuguesa e em disciplinas de conteúdo (Matemática e História)
- O imaginário do comunicativismo entre os professores de lingua estrangeira / Inglês (e sua confrontação com teoria externa)
- O mosaico processo de constituição do sujeito por meio de sua individualidade linguística: as constribuições da teoria bakhtiniana para a análise de textos escolares de espanhol-LE
- O Processo de desenvolvimento da escrita: aquisição da norma ortográfica ou deslexia do desenvolvimento
- Os efeitos das limitações da competência lingüística-comunicativa em Português L2 entre os fatores de desperdício educacional em Moçambique
- Percepção de fossilização e fatores associados na interlingua de brasileiros adultos aprendendo Ingles
- Por que ensino como ensino? A manifestação e atribuição de origem de teorias informais no ensino de professores de LE (Inglês)
- Procedimentos espontâneos de aprender LE (inglês) : um esboço de análise da competência espontânea de aprender do aluno
- Prof. Dr José Carlos Paes de Almeida Filho
- Prof. Dr. Antônio Paulo Berber Sardinha
- Prospecções de um sentido de plausiblidade na ação de ensinar de um professor de Língua Estrangeira
- Provisões para Ensinar LE (Inglês) no Ensino Fundamental Público de 1ª a 4ª séries: Foco nos Parâmetros Oficiais e Objetivos dos Agentes
- Prática e Teoria na (Trans)Formação de Professores de Língua Estangeira
- Quando os professores do Ensino Fundamental lêem os PCN-LE
- Representações do explicito construídas pelos aprendentes de um novo idioma
- Rosinda de Castro Guerra Ramos
- Salas de aula (não) franquiadas: arenas de abordagens de primeiros, segundos e terceiros
- Um estudo da interação em atividades em pares ou em grupos na aula de língua estrangeira
- Wânia Cristiane Beloni
- Yo hablo, pero... quien corrige? : a correção de erros foneticos persistentes nas produções em espanhol de aprendizes brasileiros