Professor Livre-Docente (nível 2) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e Bolsista Produtividade 2 do CNPq. É professor do programa de Pós-Graduação em Musicologia do Departamento de Música da ECA-USP, onde ministra as disciplinas de Análise da Historiografia Musical Brasileira e Estudos de Significação Musical e do Programa de Pós Graduação em Mudança Social e Participação Política (PROMUSPP) da EACH-USP. Professor Convidado do Magíster en Musicología Latinoamericana da Universidad Alberto Hurtado (Chile). Possui graduação em Bacharel em Música - Habilitação Instrumento - pela Pontificia Universidad Catolica de Chile (1992), mestrado e doutorado em Musicologia pela Universidade de São Paulo (2001; 2008), tendo como orientadores José Eduardo Martins (mestrado) e Mário Ficarelli (doutorado). Teve como mentores de suas pesquisas Régis Duprat e Mário Vieira de Carvalho. Ingressou no corpo docente do Departamento de Música da ECA/USP em 2002. É membro do Italian and Ibero American Relationships Study Group (RIIA), sediado no IMLA-Veneza (Istituto per lo studio della musica latinoamericana durante il periodo coloniale) e da Cátedra Marques de Pombal. Tem apresentado trabalhos em importantes congressos no Brasil e no exterior, destacando participações nos encontros da International Musicology Society (IMS); em colóquios na Universidade Nova de Lisboa; Universidade do Minho; na Fundação Calouste Gulbenkian, na Universidade de Coimbra, na Sociedade Chilena de Musicologia e Associação Argentina de Musicologia; Sociedad Española de Musicologia; Humboldt-Universität zu Berlin; Università Ca' Foscari, Julliard School, entre outras. É parecerista Ad hoc de agências de fomento como Fapesp; Fapemig, Fapeba e Capes. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2009 pela tese "Administrando a Festa: Música e Iluminismo no Brasil Colonial". É fundador da Associação Regional para América Latina e Caribe da International Musicology Society (ARLAC-IMS) e da Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS). Coordena o Laboratório de Musicologia (LAMUS). Nele desenvolve a Linha de Pesquisa Processos Históricos, Ideológicos e Discursivos da Música Brasileira. Estas linhas se desdobram em projetos de pesquisa sobre Estudos de Significação Musical com foco nos estudos dos processos retóricos na música do período colonial brasileiro; estudos historiográficos e estudos das organização bandísticas de São Paulo.
bachelor's at Bacharel Em Música Habilitação Instrumento from Pontificia Universidad Catolica de Chile (1992), master's at Musicologia from Universidade de São Paulo (2001) and doctorate at Musicologia from Universidade de São Paulo (2008). Has experience in Arts, acting on the following subjects: história da música, música brasileira, música colonial, santos and música colonial brasileira.