Musicologia Histórica
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"Il Guarany" de Carlos Gomes, a História de uma Ópera Nacional
-
"Lamentationes Jeremiae Prophetae de Orlando Di Lasso: a aplicação da quinta categoria analítica de Joachim Burmeister"
-
?O quanto é preciosa ao Compositor a Instrução Literária?: o projeto criativo em Arte explicada do contraponto de André da Silva Gomes (1752-1844)
-
?PEIXE VIVO?: O processo histórico dos Cursos de Extensão em Música da EM/UFRJ
-
A boa expressão musical ao cantar e tocar: tradução comentada do Versuch einer Anweisung die Flöte traversiere zu spielen de Quantz (extratos)
-
A circulação de instrumentos musicais no Rio de Janeiro - do período colonial ao final do primeiro reinado
-
A estreia de Verdi no continente americano: reminiscências da première de Ernani no Brasil, em 1846
-
A formação do cravista no Brasil: um estudo sobre história, técnicas e habilidades.
-
A Juventude Musical Brasileira - 8.Região: Paraná-Santa Catarina (1953-1963)
-
A Missa Brevis da Missa Pastoril de Noite de Natal de José Mauricio Nunes Garcia segundo critérios interpretativos históricos: uma análise fonográfica
-
A Obra Vocal de Capella de Pe. José Maurício Nunes Garcia: seis edições e seus elementos de escrita
-
A relação música e sintaxe na obra de André da Silva Gomes
-
A Schola Cantorum no Rio de Janeiro - duas décadas de silêncio
-
A viagem na viagem: maestro Martin Braunwieser na Missão de Pesquisas Folclóricas do Departamento de Cultura de São Paulo (1938) - diário e correspondências à família
-
Andre Luis Dias Pires
-
Andrey Garcia Batista
-
André Alves Gaby
-
Análise das Principais Características da Música Mineira Através de uma Nova Percepção de suas Fontes
-
Análise tópica, de schemata e de elementos retórico-musicais em Seis Responsórios Fúnebres de João de Deus do Castro Lobo (1704-1832)
-
Arcripo Francisco Gomes Neves
-
Ary Fábio Giordani Daniel.
-
As Aberturas, Elogios Dramáticos e Peças de Circunstância do Pe. José Maurício Nunes Garcia: Abordagem Crítica de suas Fontes - Libretos e Manuscritos Musicais
-
As flores vencendo os canhões Festivais e Canções de Protesto
-
As Lamentações de Jeremias no Brasil: Modelos Pré-Composicionais
-
As Missas de J. J. Emerico Lobo de Mesquita - um estudo analístico e estilístico
-
As obras para piano solo de Heitor Villa-Lobos. Sincretismo de elementos europeus e latino-americanos, e efeitos de contraste
-
AS SOCIEDADES DE CANTO DA REGIÃO DE BLUMENAU NO INÍCIO DA COLONIZAÇÃO ALEMÃ (1863-1937)
-
Atuação de músicos em associações religiosas de Desterro nos períodos colonial e imperial
-
Atuação feminina no cenário musical do Rio de Janeiro (1890 - 1910)
-
Bajulans: Ontem e Hoje
-
Bandas militares no Brasil: difusão e organização entre 1808-1889
-
CACILDA ORTIGÃO: uma cantora portuguesa no Brasil na primeira metade do século XX
-
Calimerio Augusto Soares Netto
-
Carlos Alberto Figueiredo Pinto
-
Carlos Eduardo de Andrade e Silva Ramos
-
Catálogo Temático de Manuscritos de Música para Semana Santa em Viçosa
-
Claudio Roberto Dornelles Remião
-
Cláudio Antonio Esteves
-
Dalton Celso Martins Soares
-
Daniel Lemos Cerqueira
-
Daniela Ribeiro Pereira
-
Dimensão estética em torno da produção lírica de Gama Malcher
-
Discurso e Conceitos no Tratado de Contraponto de André da Silva Gomes: Um Estudo de Recepção
-
Do cravo ao Pianoforte no Rio de Janeiro ? Um estudo documental e organológico
-
DO VALOR AO DESVIO: SINGULARIDADE E DISCURSO EM MINAS (1975) DE MILTON NASCIMENTO
-
Editar José Maurício Nunes Garcia
-
Elizabeth Muller Seraphim Prosser
-
Elizeth Cardoso e o Canto Popular Urbano Brasileiro
-
Entre cabarés, noites líricas e rádios porto-alegrenses: a trajetória do músico Roberto Eggers (1899-1984)
-
Estilos Musicais em Telemann - o exemplo da suite em lá menor
-
Fatores de influência na música brasileira a exemplo do compositor José Maurício Nunes Garcia (1767-1830)
-
Fernando Menon
-
Fernando Pereira Binder
-
Frei Bernardino Bortolotti (1896-1966) e a cena musical em Lages: uma contribuição para a historiografia da música na Serra Catarinense.
-
GEPEAMUS - Grupo de Pesquisa Práticas de Ensino, Aprendizagem e Música
-
Gilda Helena Gomes Maia
-
Giovanni Battista Francesco Fasciotti: Sobre o castrato que influenciou a prática vocal carioca no Brasil Joanino.
-
GLAUCO VELASQUEZ:ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DA PRODUÇÃO PIANÍSTICA E CATÁLOGO DE OBRAS.
-
Grupo de Pesquisa em Estudos Musicológicos
-
Guilherme Augusto de Ávila
-
Harlei Aparecida Elbert Raymundo
-
Helena Nobre: uma musicista paraense da primeira metade do século XX (dissertação disponível no site: www.ppgartes.propesp.ufpa.br)
-
Henriqueta Rebuá de Mattos Oliveira Lima
-
Hermínio de Moraes (1883-1935) e a música na cidade de Rio Grande (RS) no início do séc. XX
-
Humberto Amorim Neto
-
Ines de Almeida Rocha
-
Inês de Avena Braga
-
Jeunesses Musicales e sua representação civil no Paraná: A Juventude Musical Brasileira 8ª Região PR/SC - Setor do Paraná
-
José Carlos Ligiero: perfil, acervo e catálogo parcial de obras
-
José João da Cruz (1897-1952), Compositor do Paraná: Arquivo Digital, Esboço Biográfico e Catálogo Geral.
-
João Vicente Vidal
-
Kleberson Marcos Costa Calanca
-
Kênia Simone Werner
-
L'ornementation libre dans les mouvements lents au XVIIIe siècle
-
Luciane Viana Barros Páscoa
-
Luciano André da Silva Almeida
-
Líliam Cristina Barros Cohen
-
Marcel Oliveira de Souza
-
Marcele Pedrotti Dutra Meneses
-
Marcelo Moraes Rego Fagerlande
-
Marcos Leite e as diferentes vozes
-
Maria da Conceição Costa Perrone
-
Mayra Cristina Pereira
-
Mbaraka: metonímia musical mbyá
-
Melissa Anze
-
Miklós Rózsa: uma análise dos processos composicionais e das influências de seus contemporâneos
-
Missa a 4 vozes para Quarta-feira de Cinzas com violoncelo obbligato e órgão de J. J. Emerico Lobo de Mesquita - um estudo interpretativo
-
Moisés da Silva Mendes
-
Monina Távora: a pedagogia de uma artista
-
Motetos Quaresmais de Luiz Álvares Pinto no Acervo Colonial Pernambucano de Jaime Diniz.
-
Música brasileira: estrutura e estilo, cultura e sociedade
-
Música como ciência, ciência como música: provocações epistemológicas
-
Música Sacra, Discurso e Poder: Modelos Pré-Composicionais na Missa Luso-Brasileira
-
Música, Contexto e Tradição: estudo sobre a criação de uma instituição de ensino
-
Música, religião e morte: recorrências tópicas na Missa de Réquiem em Mi bemol maior de Marcos Portugal
-
O Contra os Músicos de Sexto Empírico: Introdução, Tradução e Comentários.
-
O desenvolvimento, na primeira metade do século XX, da historiografia sobre a prática musical em São Paulo entre os séculos XVI e XIX.
-
O elo perdido de João Mohana: proveniência documental na Música
-
O Kyrie e Glória da Missa Pastoril para Noite de Natal de José Mauricio Nunes Garcia Segundo Critérios Interpretativos Históricos: Uma análise fonográfica
-
O manuscrito MM4824 e as 13 Sonatas de Pedro Lopes Nogueira
-
O papel do contraponto no desenvolvimento da harmonia : uma abordagem a partir do baixo contínuo italiano no século XVII
-
O tango brasileiro: das origens ao Teatro Phenix
-
O viajante no labirinto : a crítica ao exotismo na obra musical de temática brasileira de Fernando Lopes-Graça
-
Ofício de Defuntos a 8 vozes de José Maurício Nunes Garcia - Edição Crítica
-
Orpheão Rio Grandense (1930-1952): vinte e dois anos na vida cultural de Porto Alegre
-
Os canforais mercedários impressos em Lisboa em finais do século XVIII para uso no Convento das Mercês do Pará
-
Os ciclos Bach de Karl Richter no Rio de Janeiro
-
Os dois temas na forma-sonata
-
OS OLHARES SOBRE HELENA NOBRE E SUA ATIVIDADE ARTÍSTICA: UMA MUSICISTA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX.
-
Ozório Bimbato Pereira Christovam
-
Pesquisa documental nos acervos musicais: em busca dos primeiros manuscritos brasileiros para conjunto de saxofones de Francisco Braga
-
Prof. Dr. Diósnio Machado Neto
-
Proposta interpretativa dos 3 trios de Avondano da Biblioteca de Dresden
-
QUINZE PEÇAS DO RITUAL DA SAGRADA E REAL ORDEM MILITAR DE N.ª S.ª DAS MERCÊS, DA REDENÇÃO DOS CATIVOS, PARA USO DOS FRADES DA MESMA ORDEM, RESIDENTES NA CONGREGAÇÃO DO PARÁ, POR MANDADO DO R. P. PREGADOR FR. JOÃO DA VEIGA, COMENDADOR DA MESMA ORDEM, NA CIDADE DO PARÁ: UMA PROPOSTA TÉCNICO-INTERPRETATIVA.
-
Reconstrução da Parte de Viola de Três Árias e um Quarteto da Ópera Precipício de Faetonte (BGUC-MM876).
-
Regionalização Musical no Paraná: manifestações e silenciamentos (1906-37)
-
Regras de acompanhar para cravo ou órgão (1758), de Alberto José Gomes da Silva: proposta de edição anotada
-
Rodrigo Cardoso Affonso
-
Rodrigo Teodoro de Paula
-
Romanesca em movimento: a itinerância de um esquema
-
Ruptura e regionalismos: o modernismo musical no Rio Grande do Sul (1926-1945)
-
Sabrina Laurelee Schulz
-
Sarah Roeder
-
Simone Gutjahr
-
Sistemas de Informações Musicais
-
Sobre a Existência de uma Escola de Compositores Setecentistas nas Minas Gerais da Segunda Metade do Século XVIII - Subsídios para a Compreensão do Fenômeno Musical Mineiro Setecentista.
-
Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê (SCABI): promoção da música sinfônica em Curitiba por meio da Orquestra Sinfônica da SCABI (1946-1950)
-
SOCIEDADE DE CULTURA ARTÍSTICA BRASÍLIO ITIBERÊ (SCABI): Promoção da música sinfônica erudita em Curitiba por meio da Orquestra Sinfônica da SCABI (1946-1950)
-
Sociedade Pró-Música de Curitiba (SPMC):Análise histórico-social da música erudita na capital paranaense (1963-1988)
-
Sociedade Pró-Música de Curitiba: Análise histórico-social da música erudita na capital paranaense (1963-1988)
-
Subsídios para edição comentada de Gli Eroi Spartani, de Antonio Leal Moreira
-
Sérgio Dias
-
Teatro Musical no Rio de Janeiro e em Lisboa - 1870/ 1930 - um estudo social
-
TECENDO A HISTÓRIA: ENTRE MEMÓRIAS, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS COM O ACERVO DO COLÉGIO PEDRO II -CENTRO?
-
Tempo Musical e Interpretação Musical no Barroco
-
THE EXPRESSIVE USE OF STRUCTURES AND TONAL AREAS IN FATHER JOSÉ MAURÍCIO NUNES GARCIA?S MISSA EM MI BEMOL (1811) ? CT 107
-
Tiago Portella Otto
-
UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE FRANCESCO GASPARINI E OS TRATADISTAS PORTUGUESES DO BAIXO CONTÍNUO
-
Um Estudo sobre a Relação Texto-Música: Ofícios de Defuntos de José Maurício Nunes Garcia
-
Um olhar na Produção Musical do Maestro Anacleto de Medeiros: 3 Edições Críticas
-
Vanda Lima Bellard Freire
-
Viviane Alves Kubo
-
Yanesse Luba d'Alexandrowska: uma pianista russa no Brasil (1920-1930)
-
Ágata Yozhiyoka Almeida
-
Álvaro Luiz Ribeiro da Silva Carlini
-
ÚLTIMOS DIAS DE CARLOS GOMES, DE DOMENICO DE ANGELIS E GIOVANNI CAPRANESI: UMA ABORDAGEM ICONOGRÁFICA-MUSICAL