Fernando Riegel
Pós-Doutor em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC). Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação (UNISINOS). Atualmente é Professor Adjunto A do Departamento de Enfermagem Medico Cirúrgica (DEMC) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGENF/UFRGS). Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) para os atos de Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos de Graduação em Enfermagem do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). Membro da Internacional Association for Human Caring (Michigan/EUA). Membro da Comissão Científica e de Educação da Rede Brasileira da Ciência do Cuidado Unitário de Jean Watson (RBCCU). Membro do Núcleo de Estudos do Cuidado em Enfermagem (NECE/UFRGS) e do Grupo de Pesquisas em Tecnologia da Educação em Enfermagem e em Saúde (EDEN/PEN/UFSC). É Sócio efetivo da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN-RS) e da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). Atuou como Editor Associado da Revista Gaúcha de Enfermagem - RGE. Atuou como Professor Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia. Atuou como Enfermeiro Assistencial do Serviço de Enfermagem Clínica e Cirúrgica (SEC) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Atuou nas funções de Professor do Centro Universitário FADERGS, Centro Universitário - IPA Metodista, Faculdade CESUCA e Centro Universitário FACCAT. Consultor em produção de conteúdo em enfermagem Projeto SAGAH (Grupo A, ARTMED). Tem experiência na área de Fundamentos de enfermagem, administração em enfermagem, educação e pesquisa em saúde, terapia intensiva, urgência e emergência, saúde do adulto crítico, enfermagem clínica e cirúrgica. Atualmente concentra suas pesquisas na área do pensamento crítico, raciocínio clínico e pensamento crítico holístico no ensino e processo diagnóstico de enfermagem com vistas à tomada de decisão clínica acurada do Enfermeiro, utilizando o referencial teórico de Peter A. Facione e com estudos voltados para a avaliação das habilidades de pensamento crítico por meio de instrumentos de mensuração do pensamento, metodologias ativas de ensino-aprendizagem em saúde, Teoria do Cuidado Transpessoal de Jean Watson, inteligência emocional em enfermagem, educação holística e holismo na saúde e enfermagem, enfermagem holística, práticas integrativas aplicadas no cuidado de enfermagem, espiritualidade, sistematização da assistência, processo e teorias de enfermagem. É Consultor International para pesquisas de avaliação do Pensamento Crítico na Insight Assessment, Director Peter A. Facione. The California Academic Press LLC, San Jose, CA., USA.
graduate at Enfermagem from Centro Universitário Feevale (2006). Has experience in Nursing, focusing on Nursing, acting on the following subjects: ensino superior, senaden's, currículo, cuidado and etapas da vida.
Áreas De Investigação
- Enfermagem clínica e cirúrgica
- Fundamentos Teóricos e Tecnológicos do Processo de Cuidar
- Fundamentos de Enfermagem
- Pensamento Crítico Holístico no ensino do processo diagnóstico de Enfermagem
- Terapia Intensiva, Urgência e Emergência
- Tradução, adaptação transcultural e validação de Instrumentos para o idioma português
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos