Publicações no BrCris
 

Raimundo Nonato Sousa

Raimundo Nonato Sousa, is a dedicated and passionate Educator and Formative Teacher at the Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-PI/UCAF/GEFOR) in the area of Languages, with a focus on English language instruction.He holds a Master's degree in Education from the esteemed Universidade Federal do Piauí, where he also earned the title of Specialist in Public Administration. His academic journey started with a Bachelor's degree in Letters/English from the prestigious Universidade Estadual do Piauí. In pursuit of excellence, he enriched his education with Aperfeiçoamento in English for speakers of other languages and Cultural Studies at the University of Central Florida, Orlando (UCF/USA), as well as Métodos EFL e Prática de Ensino from Michigan State University (MSU2023.1), both experiences he was proudly supported by CAPES/FULBRIGHT scholarship.Over the years, he has had the privilege of serving as a Professor Formador and Distance Tutor for the English Language courses under the Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR (2012-2014) and at the Centro de Educação Aberto e a Distância CEAD (2015-2022) and CCTUR/CEAD-2023-2023. His commitment to human rights education led him to become the Director and Representative for Brazil at United for Human Rights, an esteemed International Organization promoting the values of the Universal Declaration of Human Rights. Additionally, he has been an active member of the Movimento Nacional de Direitos Humanos and proudly served as the Former Presidente do Comite Estadual de Educação em Direitos Humanos do Piauí, CEEDH/PI, contributing to social and educational initiatives.As an ardent advocate for education and human rights, he has authored several influential books, including "Escola e Direitos Humanos: o papel da escola para a formação para os Direitos Humanos" (2015), "Integrando Ferramentas de Tecnologias Baseadas na Web à Sala de Aula de Língua Inglesa" (2021), and "Inglês para os Anos Iniciais 4 e 5 anos do Ensino Fundamental na cidade de Altos/PI aspectos históricos da construção à sua implementação" (2021). He is also the organizer of the Coletânea Formação de Professores: práticas Educativas e formação continuada de professores and has contributed to numerous articles and book chapters on various themes related to teacher training and Education in Human Rights. His dedication to research is further evident through his involvement as a Member of the esteemed Group of Research "Saberes Docentes: formação de professores, avaliação e planejamento" (GPESD), with a focus on Formação de Professores, avaliação e planejamento.His journey as an educator and human rights advocate has been fulfilling, and he is committed to making a lasting impact in the field of education and learning English as a second or foreign language. It is his mission to inspire and empower fellow educators and learners to embrace the values of human rights while fostering a nurturing environment for growth and learning of English.
Raimundo Nonato Sousa, é um dedicado e apaixonado Educador e Formador da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-PI/UCAF/GEFOR) na área de Letras, com foco no ensino da língua inglesa. É Mestre em Educação pela conceituada Universidade Federal do Piauí, onde também obteve o título de Especialista em Administração Pública. Sua jornada acadêmica começou com um bacharelado em Letras/Inglês pela prestigiosa Universidade Estadual do Piauí. Em busca da excelência, enriqueceu sua formação com Aperfeiçoamento em inglês para falantes de outros idiomas e Estudos Culturais na University of Central Florida, Orlando (UCF/USA), além de Métodos EFL e Prática de Ensino da Michigan State University (MSU2023.1), experiências que contou com o apoio da bolsa CAPES/FULBRIGHT.Ao longo dos anos, teve o privilégio de atuar como Professor Formador e Tutor a Distância dos cursos de Língua Inglesa do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR (2012-2014) e do Centro de Educação Aberto e a Distância CEAD (2015-2022) e CCTUR/CEAD-2023-2023. Seu compromisso com a educação em direitos humanos o levou a se tornar Diretor e Representante para o Brasil na United for Human Rights, uma conceituada Organização Internacional que promove os valores da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Além disso, foi membro ativo do Movimento Nacional de Direitos Humanos e orgulhosamente atuou como Ex-Presidente do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Piauí, CEEDH/PI, contribuindo com iniciativas sociais e educacionais.Como um fervoroso defensor da educação e dos direitos humanos, é autor de vários livros influentes, incluindo "Escola e Direitos Humanos: o papel da escola para a formação para os Direitos Humanos" (2015), "Integrando Ferramentas de Tecnologias Baseadas na Web à Sala de Aula de Língua Inglesa" (2021) e "Inglês para os Anos Iniciais 4 e 5 anos do Ensino Fundamental na cidade de Altos/PI aspectos históricos da construção à sua implementação" (2021). Ele também é o organizador da Coletânea Formação de Professores: práticas Educativas e formação continuada de professores e tem contribuído para inúmeros artigos e capítulos de livros sobre vários temas relacionados à formação de professores e Educação em Direitos Humanos. A sua dedicação à investigação é ainda evidenciada pelo seu envolvimento como Membro do conceituado Grupo de Investigação "Saberes Docentes: formação de professores, avaliação e planeamento" (GPESD), com enfoque na Formação de Professores, avaliação e planeamento.Sua jornada como educador e defensor dos direitos humanos tem sido gratificante, e ele está empenhado em causar um impacto duradouro no campo da educação e aprendizado de inglês como segunda língua ou língua estrangeira. É sua missão inspirar e capacitar colegas educadores e alunos a abraçar os valores dos direitos humanos, promovendo um ambiente estimulante para o crescimento e aprendizado do inglês.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •