Publicações no BrCris
 

Robson Carlos da Silva

Pedagogo e Especialista em Supervisão Educacional pela Universidade Federal do Piauí/UFPI; Mestre em Educação pelo PPGE/CCE da UFPI; Doutor em História da Educação pelo PPG da Faculdade de Educação/FACED da Universidade Federal do Ceará/UFC; Estágio de Pós-Doutoramento pelo PPGE da Universidade Federal da Paraíba/UFPB, na Linha História da Educação; Professor Associado I/DE (Dedicação Exclusiva) da Universidade Estadual do Piauí/UESPI; Foi Coordenador do Curso de Pedagogia e Diretor do Centro de Ciências da Educação, Comunicação e Artes (CCECA) do Campus Torquato Neto da UESPI; Pesquisa as temáticas de Cultura Brasileira, Cultura Pop, Capoeira, Práticas Educativas não-formais, Currículo, Gênero, Etnias, História, corpo e Memória, Infâncias, Histórias em Quadrinhos (HQs) e Sociedades Contemporâneas, enfatizando a produção e circulação de sentidos de discursos, narrativas orais, História Cultural e Social, Memória Cultural e Colonialidade do saber e Epistemologias do Sul, privilegiando o uso do método histórico, biográfico e autobiográfico, a análise documental e a análise de discursos, bem como, pesquisas de campo com o uso das abordagens da História Oral e da Netnografia, com produção de artigos e a organização de obras coletivas com coautoria; Possui dois livros publicados: Capoeira: o preconceito ainda existe? (2010) e As Narrativas dos Mestres e uma História Social da Capoeira em Teresina-PI: do pé do berimbau aos espaços escolares (2016); Orienta projetos de pesquisa PIBIC/CNPq e coordena Projeto de Pesquisa Institucional; Coordena o Núcleo de Pesquisas em História Cultural, Sociedades e Historia da Educação Brasileira/NUPHEB; Docente e orientador no PPG Mestrado Interdisciplinar Sociedade e Cultura/UESPI, na Linha Relações Étnico raciais e Sociedade; Elaborou três obras em EaD (História da Educação Brasileira, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais e Educação), ministrando a disciplina de Pesquisa Educacional e orientando TCC na modalidade Ead pela Universidade Federal do Ceará; Atualmente desenvolve as pesquisas: "Fragmentos da História Social da Capoeira teresinense: investigações imagéticas e oralidades", "História Social das Mulheres Capoeiristas Teresinenses" e "A Capoeira nos Quadrinhos Nacionais: sentidos e significações de personagens capoeiristas". Atua na educação superior como Professor no curso de Pedagogia, UESPI, no Campus Torquato Neto, onde organizou uma Gibiteca e pesquisa sobre Quadrinhos, especialmente sobre a produção de sentidos, acerca de variadas temáticas, sempre articulando e trazendo para o diálogo a temática da Capoeira, arte que entrou cedo em sua vida, ainda nos idos de 1979, com 15 anos de idade. Foi por meio da Capoeira que rodou o Brasil inteiro e alguns países pelo mundo, tais como, Venezuela, Colômbia, Itália e Noruega. É Mestre dessa arte e desenvolve o projeto de Extensão Universitária Escola da Arte Capoeira, com aulas gratuitas para a comunidade acadêmica e do entorno social, espaço em que já foram produzidos diversos produtos e trabalhos acadêmicos, desde a Graduação, até estágio de Pós-Doutoramento. O interesse central de seus estudos e pesquisas, conforme ressaltado, é a Capoeira, por meio da qual cria interfaces com os mais diversos campos, disciplinas e teorias acadêmicas. Concebe, aborda e aprofunda investigações que trazem à tona os aspectos da Capoeira enquanto uma Pedagogia Social da Rebeldia, da Resistência e da Afirmação, efetivando imersões teóricas que possibilitam aprofundar o potencial desta e de outras culturas do Povo enquanto ferramentas educacionais, em espaços educacionais formais e não-formais. É membro do Observatório de História em Quadrinhos da ECA/USP e do Núcleo de Estudos em Filosofia da Educação e Pragmatismo, do(a) Universidade Federal do Piauí. Site: escritosperifericos.com. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-3818-6464.
Pedagogue and Specialist in Educational Supervision from the Federal University of Piauí/UFPI; Master in Education from the PPGE/CCE of UFPI; Doctorate in History of Education from the PPG of the of College Education/FACED of the Federal University of Ceará/UFC; Post-Doctoral/PhD Training at PPGE of the Federal University of Paraíba/UFPB in the History of Education area; Associated Professor I/ED (Exclusive Dedication) of the State University of Piauí/UESPI; Former Coordinator of the Pedagogy Course and Director of the Center of Education, Communication, and Arts Sciences (CCECA) of the Torquato Neto Campus of UESPI; Researches the themes of Brazilian Culture, Pop Culture, Capoeira, Non-formal Educational Practices, Curriculum, Gender, Ethnicities, body and memory, Comics and Contemporary Societies, emphasizing the production and circulation of meanings of discourses, oral narratives, Cultural and Social History, Cultural Memory and Coloniality of knowledge and Epistemologies of the South, emphasizing the use of historical, biographical and autobiographical method, document analysis and discourse analysis, and as well as, field research with the use of Oral History and Netnography approaches, with the production of articles and the organization of collective works with co-authorship; Currently, has two published books: Capoeira: o preconceito ainda existe? (2010) and As Narrativas dos Mestres e uma História Social da Capoeira em Teresina-PI: do pé do berimbau aos espaços escolares (2016); Conducts PIBIC/CNPq research projects and coordinates Institutional Research Projects; Coordinates the Research Center in Cultural History, Societies and History of Brazilian Education/NUPEB; Professor and advisor of the PPG Interdisciplinary Master's Degree Society and Culture/UESPI, in the Ethnic Racial Relations and Society Line; Developed three works in the distance learning education (History of Brazilian Education, Youth and Adult Education and Social Movements and Education), teaching the discipline of Educational Research and guiding TCC in distance learning education modality by the Federal University of Ceará; Currently develops the researches: "Fragments of the Social Fragments of Capoeira in Teresinense: investigations and oralities", "Social History of Women Capoeiristas Teresinenses" and "Capoeira in National Comics: meanings and senses of capoeirista characters". Works in University education as a Professor in the Pedagogy course at the Torquato Neto Campus of UESPI, where he organized a comic book library and researches about comics, especially about the production of meanings about various themes, always articulating and bringing into the dialogue the theme of Capoeira, an art that entered his life early, in 1979, when he was 15 years old. It was through Capoeira that he traveled all over Brazil and some countries in the world, such as Venezuela, Colombia, Italy, and Norway. He is a Capoeira Master and develops the University Extension project, Capoeira Art School, with free classes for the academic community and social surroundings, where has produced several products and academic papers, from graduation to post-doctoral internships. The central interest of his studies and research is Capoeira, through which interfaces with a variety of academic fields, disciplines and theories. He conceives, approaches and deepens investigations that bring to light aspects of Capoeira as a Social Pedagogy of Rebellion, Resistance and Affirmation, carrying out theoretical investigations that make it possible to deepen the potential of this and other cultures of the People as educational tools, in formal and non-formal educational settings. He is a member of the Comics Observatory at ECA/USP and the Center for Studies in Philosophy of Education and Pragmatism, from the Federal University of Piauí.. Website: escritosperifericos.com. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-3818-6464.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •