Publicações no BrCris
 

Raquel Alvarenga Sena Venera

Raquel Alvarenga Sena Venera concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, em 2009. É bacharel e licenciada em História pelo universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, em 2000 e possui mestrado em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2003. É coordenadora do Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade, da Universidade da Região de Joinville, Univille, onde também é líder do Grupo de Pesquisa Subjetividades e (auto) biografias. Suas pesquisas em andamento possuem foco nos desafios do trabalho de 'escritas de vidas', e no entendimento de que o registro (auto) biográfico se configura uma produção heurística. Os debates acerca dos rizomas construídos com as (auto) biografias nas redes sociais; a democratização das narrativas; os discursos implicados na "arquitetura de si"; "tecnologia do eu" ou do "si mesmo"; os processos de subjetivação contemporâneos são presentes e perpassam as investigações sobre práticas discursivas no campo político da Memória. Tem se dedicado na construção de acervos em rede de (auto) biografias marcadas especialmente pela condição de vulnerabilidades; pelas narrativas sobre a precariedade da vida, o desamparo e adoecimentos e suas implicações sociais e políticas. Ao mesmo tempo, se preocupa com a democratização dessas narrativas e suas relações com um tipo de patrimônio específico, aquele relacionado a vida em comuns da humanidade. Atualmente ministra as disciplinas Memória e Identidade, Estudos avançados em Memória, Linguagem e Identidade, Seminários de Produção Científica (II,III e IV), Seminários de Tese III e Desafios da Educação Patrimonial no Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade. Leciona igualmente no curso de graduação em História as disciplinas de Metodologia do Ensino de História e Introdução aos Estudos da História e Saberes Históricos e Cultura Escolar.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •