Publicações no BrCris
 

Célia Ratusniak

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, na linha de pesquisa Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação. Professora adjunta do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Paraná. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2019). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Graduada em Psicologia pela Associação Catarinense de Ensino (2001). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Contestado (2018). Realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Lille 3, França, sob orientação do professor Philippe Sabot. Pesquisou os arquivos de Michel Foucault na Biblioteca Nacional da França. Tem experiência profissional e acadêmica na área de Psicologia e de Educação, nos seguintes temas: processos de exclusão e expulsões de instituição educativas formais; análise da interseccionalidade dos marcadores sociais gênero, raça e classe social na produção do fracasso escolar; pensamento foucaultiano e educação; trajetórias escolares e acadêmicas de alunas. Membra do grupo de pesquisa do Laboratório de Investigação em corpo, gênero e sexualidade na Educação, LABIN-UFPR e doGrupo de Estudos e Pesquisas em Educação para as Relações Étnico-Raciais (ErêYá).
graduate at Psicologia from Associação Catarinense de Ensino (2001). Has experience in Psychology, focusing on Programs of Communitarian Attendance, acting on the following subjects: currículo, letramento, alfabetizaçao, educaçao de jovens e ad, alfabetizaçao, letramento, função social da escrit, educação, especialistas, formação continuada and formação continuada, ensino, pesquisa.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •