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Givânia Maria da Silva

, acting on the following subjects: comunidade quilombola.
Educadora e quilombola, professora da educação básica em escolas públicas. Graduada em Letras e Pedagogia, especialista em Programação de Ensino e em Desenvolvimento Local Sustentável. Mestra em Políticas Públicas e Gestão da Educação e Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília -UnB. Pesquisa educação escolar quilombola, organização de mulheres quilombolas e questões da/na terra em quilombos. Integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro/NEAB, Grupo de Estudo Mulheres Negras, Grupo de Estudos em Políticas Públicas, História e Educação das Relações Raciais/ GEPPHERG e Cauim (todos da UnB). Ex-bolsista do CNPQ/CAPES. É membro co-fundador e membro da coordenação do coletivo nacional de educação quilombola da Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas CONAQ Vereadora por 2 mandatos pelo Partido dos Trabalhadores/ Salgueiro -PE. Ex-secretária nacional de políticas para comunidades tradicionais da SEPPIR em 2 períodos (julho de 2007 a maio de 2008) e de março de 2015 a maio de 2016). Ex. coordenadora de regularização fundiária dos territórios quilombolas no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária- INCRA (setembro de 2008-fevereiro 2015).Pesquisadora associada e Coordenadora do Comitê Científico: Quilombos, territorialidades e saberes emancipatórios da Associação Nacional de Pesquisadoras e pesquisadores Negras e Negros - ABPN. Membro do Conselho Diretor da ONG Terra de Direitos. Membro do Comitê Mulheres Negras rumo a um Planeta 50-50 em 2030. Consultora da FAO para análise de políticas para povos e comunidades tradicionais propostas em conferências, encontros e seminários e sua efetivação junto a esses grupos(2018), da ONU Mulheres como formadora de professores(as) para implementação do currículo pedagógico O Valente Não é Violente(2018-2019) e da FLACSO na pesquisa Educação e práticas comunitárias(janeiro a julho 2020). Pesquisadora associada da FLACSO. Professora voluntária do CEAM/NEAB e DEX 2018-2019 e professora substituta da FUP/UnB(março de 2020 a fevereiro de 2021). Integrante da Rede de Ativista pelo direito a Educação do Fundo Malala no Brasil. Membro da Coordenação do GT de Igualdade Racial no Governo de Transição (2022), Portaria n 1, de 8 de novembro de 2022. Integrante da Cátedra da Educação Básica da USP. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5094-2715.

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