Professora Associada do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Área de Psicopedagogia) e Professora Permanente, orientadora de mestrado e doutorado, do Programa de Pós Graduação em Educação da FACED/UFRGS (Linha de Pesquisa: Aprendizagem e Ensino). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), Mestrado em Educação - Flinders University of South Australia (1993), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Realizou duas visitas acadêmicas ao Departamento de Psicologia Evolutiva e de Educação da Universidade de Salamanca, Espanha (2019) e 2020 (Edital Alceu Ferraro-PROEX/CAPES). Líder do Grupo de Pesquisa em Cognição Numérica e Leitura (FACED/UFRGS). Pesquisadora e membro integrante do setor de Psicopedagogia do Programa de Déficit de Atenção/Hiperatividade (PRODAH/UFRGS) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, desde 2005. Coordenadora Adjunta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no âmbito da UFRGS, Edição 2016. Coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento em Alfabetização e Letramento SEB/FACED/UFRGS (2013-2014). Avaliadora do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil - MEC/FACED/UFRGS, 1ª Edição (2012-2014) e 2ª Edição (2014-2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e intervenção na matemática inicial; processos cognitivos subjacentes à aprendizagem da matemática e da leitura; obstáculos à aprendizagem de tais sistemas simbólicos; dificuldades e transtornos de aprendizagem; diversidade na aprendizagem da matemática e da leitura; transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; intervenção psicopedagógica; alfabetização; Educação Infantil.
graduate at Habilitação Matérias Pedagógicas do 2 Grau Discipl from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), graduate at Licenciada Em Pedagogia Habilitação Magistério Pré from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), master's at Mestrado Em Educação from Flinders University of South Australia (1993), master's at Mestrado Em Educação from Massey University (1991) and ph.d. at Education from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Has experience in Education, acting on the following subjects: ação psicopedagógica, dificuldades de aprendizagem na leitura e matemáti, dificuldades em leitura, alfabetização and processos cognitivos.