Graduate at Geologia from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), master's at Geology from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) and Ph.D. from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), Doctor Honoris Causa (UPAB, Peru). Has experience in Geosciences, focusing on Stratigraphy, acting on the following subjects: Paraná Basin (siliciclastic sequences analysis), Eastern Andes, Miraflores Basin (carbonatic sequences analysis). Also Geoarchaeology, urban geology, environmental education, epistemology of geology and methodology of science.
Professor do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da UFRGS, geólogo, Mestre em Geociências (UFRGS), Doutor em Ciências na área de Ecologia de Paisagem (UFRGS), Doutor Honoris Causa (UPAB, Peru), Professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da Universidad Nacional de Lanús (Argentina). Assessor científico da National Geographic Brasil, membro da Cátedra UNESCO/Unitwin - Foro Latino-Americano de Ciências Ambientais, Membro Honorário do Fórum Nacional dos Cursos de Geologia, membro da International Commission on History of Geological Sciences (IUGS) e Presidente da Sessão Brasileira da International Association for Geoethics.
Publicou 48 artigos em periódicos especializados e 133 trabalhos em anais de eventos. Possui 66 capítulos de livros e 5 livros publicados, dentre os quais, foi o Coordenador-geral do Atlas Ambiental de Porto Alegre (2006), obra inédita na literatura internacional que recebeu várias premiações da ONU/Habitat, Mercocidades Solidárias entre outros. Também, publicou, com outros autores, o livro Desenvolvimento sustentável e gestão ambiental nas cidades e coordenou a tradução e traduziu 8 manuais técnico-científicos de geologia, como Para entender a Terra, Princípios de Geologia e Rochas Sedimentares no Campo.
Possui 165 itens de produção técnica. Participou de 146 eventos no exterior e 343 no Brasil. Recebeu vários prêmios e homenagens, entre os quais, a Medalha de Porto Alegre, a Medalha de Honra da Cidade de Trujillo (Peru), a Distinção ao Mérito Científico do Instituto de Investigação do Pensamento Peruano e Latino-Americano da Universidade Nacional Mayor de San Marcos (Lima, Peru), Medalha Juan Bauptista Chapa de Conservação Integral do Patrimônio da Humanidade (Nuevo Leon, Mexico), Medalha Irajá Damiani Pinto (Instituto de Geociências, Brasil), e Diploma ao Mérito Científico e Acadêmico da Universidade Norbert Wiener (Peru), Premio Dr. Manuel García Capriles (Bolivia), Medalla Reloj de Oro de Uyuni (Bolivia). Coordenou vários projetos de pesquisa. Em suas atividades profissionais interagiu com 361 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Estratigrafia, Geoarqueologia, Epistemologia e História da Geologia, Geologia urbana e sustentabilidade, Geodiversidade e Patrimônio Geológico, Educação Ambiental, Porto Alegre, Machu Picchu, Geoparque Andino Torotoro. Suas pesquisas que reveleram a construção intencional de Machu Picchu sobre falhas geológicas tiveram grande repercussão internacional, tendo sido divulgadas nos principais jornais e revistas científicas, como a Science e Smithsonian Institute News, e de grande circulação, como a Newsweek e The Times, em mais de 10 línguas e 20 países.
Foi Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre (1994-1998), Conselheiro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul (1993-1994), Coordenador do Curso de Geologia (2000-2002; 2008-2010; 2011-2012), Coordenador do Grupo Interdisciplinar em Filosofia e História das Ciências do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (2003-2005), Presidente do Fórum Nacional de Cursos de Geologia (2010-2014), Diretor do Centro de Investigação do Gondwana (2013-2014), Chefe do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia (2014-2017).