Publicações no BrCris
 

Lu

A Prof.ª Lú Porfírio, como ficou conhecida em sua trajetória pessoal e profissional pela ativa e combativa luta em defesa de uma educação pública, gratuita e ensino qualitativo é atualmente professora titular da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Jataí, emancipada em 2018 à Universidade Federal de Jataí (UFJ), na área de ?Formação de Professores, Metodologias de Ensino e Estágio Supervisionado?. É Líder do Grupo de pesquisa Didática, Ensino e Estudos Comparados em educação (GDEEC) certificado pelo CNPq. É Integrante de outros dois grupos: Tecnologias Digitais e Formação de Professores (GTDiF) na FE-UFG e Pedagogias Multiplicadas na FEUSP. É Pedagoga (MMP, EI, AIEF, Gestão Escolar e Orientação Educacional, 1998/199) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP) do Campus de Araraquara. É mestra em Educação Escolar (2004) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (UNESP/FCL/CAr). É Doutora em Educação pela FEUSP (2012). Foi uma das idealizadoras e primeira representante discente eleita da Associação de Pós-Graduação da UNESP/FCL/CAr. É autora dos livros: ?A escola pelas lentes da cultura da mídia?; ?Ensinando com Tecnologias Digitais nos primeiros anos escolares? e ?Autonomia do PPP de uma escola rural em Jataí, Goiás?, publicados pela Brazil Publishing; de vários capítulos de livros: ?A escola que se vê na TV? (Mídia e Educação: Relações Cruzadas); ?Letramento acadêmico a partir da revisão textual de Relatórios de Estágio? (Ensinando a escrever na universidade) pela Paco Editora; ?Memória e experiência como categorias úteis à formação continuada? (Dossiê Licenciaturas no Brasil) pela editora Atena, dentre outros. Têm publicado e apresentado trabalhos sobre a Formação e o trabalho docente, a relação pedagógica, mulheres e imprensa, educação e mídia, educação da primeira infância e superior. Iniciou oficialmente sua carreira em 2000 no magistério secundário lecionando ?Matérias Pedagógicas? na EE Otoniel Mota como ?professora eventual? junto a SEE/SP. Concursou-se nos anos subsequentes na Fundação Casa de Ribeirão Preto/SP (2002 a 2006); SME na Educação de Jovens e Adultos (2002-2008); nos anos iniciais no Estado de São Paulo (2006 a 2009) e na SME de Ribeirão Preto (2009 ? 2016). Atuou no Ensino Superior privado de 2007 a 2013, tornou-se Coordenadora do Curso de Pedagogia em 2009 foi responsável pela aprovação e o reconhecimento desse curso em 2012 junto ao MEC. Criou e editou a Revista Multidisciplinar Diálogos Acadêmicos (Qualis B2) no período de 2009 a 2013. Ingressou na UFG em 2016, foi coordenadora de Estágio da Unidade Acadêmica Especial de Educação (2017/2019), membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia (2017/2019) - que culminou no atual PPC em execução. É membro do Conselho de Ética em Pesquisa (CEP) desde 2017. É membro permanente do Comitê Editorial da Revista Intinerarius Reflectionis (Qualis B2); da Comissão de elaboração de PCN Mestrado em ensino e parecerista ad hoc de diversos outros periódicos. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão sob as perspectivas sócio-histórico e críticas. Mantém-se como administradora de duas páginas em redes sociais: ?Nós Todxs? e ?Educação Ribeirão Preto?. Como parte de seu ativismo político-social, que também a constitui como docente, foi membro articulista da formação e atuação do ?Coletivo Popular Judeti Zilli?, parlamento eleito em 2021 em Ribeirão Preto. Suas pesquisas têm se voltado para Políticas e Práticas de formação docente, didática, mídia e educação, processos históricos de ensino e aprendizagem e estudos comparados. Desde 2020, está integrada à Rede de Pesquisa Internacional PoSoc-19: América Latina, políticas multiníveis comparadas e enfrentamento de crise antipandêmicas. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8438-4352. Researcher ID: https://publons.com/dashboard/tools/record/create/ Google Scholar: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=LII79BEAAAAJ
graduation at Pedagogia from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), master's at Education from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) and doctorate at Education from Universidade de São Paulo (2012). Has experience in Education, acting on the following subjects: educação escolar, currículo, cultura, formação profissional dos professores and aprendizagem.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •