Henrique Garcia Sobreira
Henrique Garcia Sobreira concluiu o doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1995. Atualmente é Professor-Adjunto VII da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista do Programa PROCIÊNCIA da UERJ e foi Pesquisador 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2003-2010) . Publicou 19 artigos em periódicos especializados e 54 trabalhos em anais de eventos. Publicou 3 livros (2 como organizador). Possui 20 capítulos de livros publicados. Possui 8 itens de produção técnica e 36 produções artistico-culturais (programas de TV). Orientou 22 dissertações de mestrado, além de ter orientado 40 trabalhos de iniciação científica e 62 trabalhos de conclusão de curso na área de Educação (Graduação e Especialização). É parecerista ad-hoc de 4 periódicos e de 4 Universidades Públicas (incluída a de vínculo empregatício). Atua na área de Educação, com ênfase em POLÍTICAS PÚBLICAS e FORMAÇÃO DE PROFESSORES, nessa intervenção utiliza como referencial principal a TEORIA CRÍTICA DA ESCOLA DE FRANKFURT em especial a interseção dessa com a PSICANÁLISE. Em suas atividades profissionais interagiu com 46 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Obteve 3 fomentos junto ao CNPq e 8 junto a FAPERJ. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Teoria Crítica, Educação de Educadores, Formação de Professores, Auto-Reflexão, Politicas Públicas, Prática docente, Psicanálise, Didática, Avaliação e Educação. Foi diretor de Unidade de Graduação e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação da FEBF/UERJ e desenvolve divulgação ciêntifica por meio de Rádio e IPTV. Suas pesquisas atuais se relacionam com o desenvolvimento de salas de aula informatizadas (modelos de equipamento e desenvolvimento de pedagogias), as "salas de aula do futuro" que resultaram no pedido de reigstro de duas patentes (nacionais e internacionais) e na obtenção de fomentos para construção e instalação de cinco salas informatizadas para pesquisas e aplicação didático-acadêmicas..Atualmente está em processo de aposentadoria (gozando das licenças obrigatórias), afastado das atividades de pós-graduação desde 2014 e dedicando-se à Formação em Psicanálise desde 2013
Henrique Garcia Sobreira is Ph.D. in Education from the Universidade Federal do Rio de Janeiro in 1995. He is currently Associate Professor VII at Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Scholarship Program PROCIÊNCIA UERJ and was Researcher (Level 2) at National Council of Scientific and Technological Development (CNPq, 2003-2010). He has published 18 articles in professional journals and 54 papers in conference proceedings. He published three books (two as an Edithor). It has 12 chapters in books published. It has eight items of technical production and 29 artistic and cultural productions (TV shows). He supervised 11 graduate (Master) studies, and has 40 works of scientific initiation (undergraduate) and others 62 final works course in Education. It's ad-hoc reviewer for four journals and four public universities (included the employment relationship). He works in Education with emphasis in Public Policy and Teacher Education, this intervention used as a central reference to critical theory Frankfurt School in particular that the intersection with psychoanalysis. In his professional activities interacted with 46 employees in co-authorship of scientific papers. In his Lattes resume the most frequent terms in the contextualization of scientific, technological and artistic-cultural are: Critical Theory, Education, Educators, Teacher Education, Self-Reflection, Public Policies, Practice Teaching, Psychoanalysis, Curriculum, Evaluation and Education. He was director of Unity of Graduate Studies and Coordinator of Graduate Education, Culture and Communication FEBF / UERJ and develop science communication through radio and IPTV. His current research related to the development of computerized classrooms (models of equipment and development of pedagogies), the "classroom of the future" that resulted in the request for reigstro two patents (national and international) and getting the encouragements for construction and installation of five computerized classrooms for research and educational and academic application.
Áreas De Investigação
- Afiliação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos