Publicações no BrCris
 

Vanessa Cristiane de Freitas Fernandes

Doutoranda em Letras, área de concentração em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPTL). Possui Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPTL); Especialização em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Barão de Mauá; Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPTL); Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano, com desenvolvimento de pesquisa sobre inclusão escolar; e Graduação em Letras pelas Faculdades Integradas Toledo, com pesquisa sobre desenvolvimento da linguagem. Professora efetiva na Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui (FATEB); atuando em cursos de graduação nesta instituição no ensino de Língua Portuguesa e nas áreas pedagógicas do curso de Pedagogia. Atua na educação básica como Diretora de escola de séries iniciais do Ensino Fundamental de Tempo Integral (ETI) , atuando inclusive com alunos público alvo da educação especial, dentre eles estudantes com transtorno do espectro autismo. Atuou na Pós-Graduação como professora de Especialização em cursos de Magistério do Ensino Superior e Psicopedagogia. Foi professora (PEB II) de Língua Portuguesa, Literaturas e Língua Inglesa no Ensino Médio e séries finais de Ensino Fundamental na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP). Atuou também como professora alfabetizadora (PEB I) nas séries iniciais do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba (SME/SP). Na gestão escolar, atuou como Coordenadora Pedagógica de escola de Ensino Fundamental de Tempo Integral (ETI); Coordenadora do Projeto de Recuperação e Reforço da Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba (SME/SP) e Diretora de escola de Educação Infantil. Como pesquisadora, desenvolve estudos na área de: a) educação para as relações étnico-raciais; b) racismo, preconceito e discriminação racial; c) literatura infantil; d) o brincar no contexto da educação infantil.
bachelor's at Letras from Faculdades Integradas Toledo (1999), bachelor's at Pedagogia from Centro Universitário Claretiano (2007) and master's at Letras, área de concentração em Lingüística from Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004). Has experience in Language, focusing on Portuguese Language, acting on the following subjects: língua portuguesa; educação; ensino - aprendizagem, enunciação, discurso, pessoa, persona, ensino de gramática; livros didáticos; pcns, violência; cidadãos; respeito and análise do discurso, heterogeneidade.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •