Atualmente, concludente do estágio pós-doutoral pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA/FCSH), no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical ? CESEM. Agraciado com a renomada bolsa Capes/Fulbright, Marcio Landi alcançou o título de Doctor of Musical Arts in Orchestral Conducting pela University of Missouri-Kansas City, possui mestrado em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e graduação em Bacharelado em Música com Habilitação em Composição e Regência pela mesma instituição. Atuou como Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Ceará, diretor do Laboratório Banda Sinfônica ? LBS, coordenador do grupo de pesquisa Investigação em Regência e Interpretação Musical ? IRIM, editor na Coleção IRIM, presidente do Simpósio de Regência e Interpretação Musical ? SIRIM, e Coordenador e Regente Titular da Banda Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará.
Possui livros e artigos publicados na área de musicologia histórica. Seu livro sobre o mais importante mestre-de-capela da Sé de São Paulo no período colonial, ?Lições de contraponto segundo a Arte Explicada de André da Silva Gomes?, é de grande relevância para a musicologia brasileira por preencher a lacuna do terceiro volume original, jamais encontrado, em que ilustra as Lições do primeiro volume, único conservado, com exemplos musicais que retirou das próprias obras de Silva Gomes, hoje restauradas, publicadas e registradas fonograficamente por diversos musicólogos cujos nomes vêm designados em cada exemplo musical de que faz uso para aquelas ilustrações. Em sua pesquisa de doutorado, Landi dedicou-se ao resgate da obra sinfônica do compositor brasileiro Walter Burle Marx. Landi resgatou os manuscritos originais e digitalizou na forma de edição crítica a Sinfonia No. 2 (?Brasiliana?) do compositor. Lecionou, durante três anos, harmonia, análise e regência na Faculdade Santa Marcelina, São Paulo. Foi por duas vezes coordenador e vice coordenador do Curso de Música na Universidade Estadual do Ceará, atualmente leciona as disciplinas harmonia, contraponto, análise e orquestração, e é membro no Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação Música.
Teve sua formação inicial orientada pelos professores H. J. Koellreutter e Sérgio Bizetti. Participou dos principias festivais de música como o Ars Academy da Istituizione Sinfonica di Roma, Festival Internacional de Artes da Fundação Eleazar de Carvalho, Festival de Inverno Campos de Jordão entre outros. Destacou-se entre os alunos do curso de alta interpretação ministrado pelo maestro Eleazar de Carvalho no período de 1994 a 1996. Participou do I Curso Latino Americano de Regência Orquestral promovido pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo ministrado pelo maestro Kurt Masur. Foi aluno do renomado maestro finlandês Jorma Panula (Festival Brahms/Carl Nielsen), Keneth Kiesler (Conductors Retreat at Medomak) e Dejan Savic (International Opera Workshop). Da sua carreira internacional destaca-se a direção de concertos nos Estados Unidos e Romênia, colaborando com a orquestra Filarmônica de Brasov, Ensemble Braz & Ensemble Sépia e Lousiana Sinfonietta.
Sob sua regência atuaram importantes solistas como os flautistas Celso Woltzenlogel, Eers-Ljungar Chapelon, Felix Renggli, Polema Peskema, Cláudio Barile, Gérard Bourgogne e Robert Stallman; assim como Debora McDavid, Dennis Parker, Virginia Hogan, Eduardo Monteiro, Karen Davis, Martha Herr, Regina Helena Mesquita, Laura Bártoli, Berenice Barreira, Silvia Mateus, Eduardo Abumrad, Sergio Oliveira, Robert Black além de nomes consagrados da música instrumental brasileira como Francis Hime, Wagner Tiso, Hermeto Pascoal, Altamiro Carrilho, José Menezes, Paulo Moura, Nonato Luiz entre outros.
bachelor's at Bacharelado em Música - Hab. em Comp. e Regência from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), master's at Música from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) and doctorate at DMA in Orchestral Conducting from University of Missouri-Kansas City (2013). Has experience in Arts, focusing on Conducting, acting on the following subjects: canto coral, arranjo, regência, orquestra de câmara and musicologia.