Débora Regina Bacega
Doutoranda, bolsista CAPES-PROSUP e pesquisadora em Comunicação e Práticas de Consumo pelo PPGCOM ESPM. É a atual representante externa da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Faculdade Cásper Líbero (2022/2023). Como professora, ministrou o Curso de Assessoria de Imprensa no Senac Jabaquara (SP/2022). Desde 2017, faz parte do MNEMON, Grupo de Pesquisa em Memória, Comunicação e Consumo, certificado pelo CNPq/ESPM. Também é integrante da RAM (Rede de Arquivos de Mulheres). Participou, como ouvinte, do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN/ECA/USP). É Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pelo PPGCOM ESPM (2019), tendo sido bolsista do Programa. Possui MBA Executivo em Marketing de Serviços também pela ESPM (2009), com especialização complementar em Gestão Internacional de Negócios, concluída em Madri, na Universidad Nebrija (Espanha/2008). Bacharel em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2004). Graduada em Publicidade e Propaganda pela ESPM (1999).
Demonstra sólida vivência no desenvolvimento de planos de marketing e estratégias de comunicação e branding. Nas instituições financeiras Lloyds TSB, Itaú, Santander e Fator, teve a oportunidade de consolidar seus conhecimentos e ocupar posições nas áreas de marketing, produto e comunicação. Dispõe de ampla experiência na elaboração de conteúdos off-line (anúncios, apresentações, perfis institucionais, revistas e informativos) e on-line (sites, blogs, redes sociais e plataformas web), sendo a editoria/curadoria de textos e temas um diferencial da sua trajetória em comunicação corporativa, mercadológica e digital. Possui experiência na gestão de projetos estratégicos B2C/B2B. Demonstra desenvoltura na coordenação de eventos e patrocínios institucionais. Tem experiência em assessoria de imprensa, controle orçamentário e gestão de equipes. Tem interesse em estudos sobre estratégias de marcas, serviços e produtos articuladas às culturas do consumo e às práticas de memória na dimensão estética e sensorial das experiências e dos afetos.
Sua dissertação de mestrado 'Através da TAG e o que Alice encontrou por lá: memória, comunicação e consumo em um clube de livros' discorre sobre as temáticas da memória, curadoria, afetos, experiência, comunicação e consumo, tendo como objeto de estudo a startup TAG Experiências Literárias. Tem interesse em atividades relacionadas à docência.
graduation at Jornalismo from Faculdade Cásper Líbero (2004), graduation at Publicidade e Propaganda from Escola Superior de Propaganda e Marketing (1999) and master's at Applied Social Sciences from Escola Superior de Propaganda e Marketing (2019). Has experience in Comunication, focusing on Comunication, acting on the following subjects: comunicação e consumo, experiência literária, memória, curadoria and tag livros.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
