membro de https://brcris.ibict.br/individual/comm_ee459614-d3fc-461b-b7eb-f628e356a377 História das disciplinas escolares e dos materiais didáticos Grupo de Pesquisa
publicações selecionadas Instrumento e Método de Análise para um Curso Básico de Física: Uma proposta O Ensino de Física à luz dos livros didáticos (Da Reforma Capanema à Lei 5692/1971) Audiovisuais e suas contribuições ao ensino: uma reflexão em tempos de pandemia Proposta de um modelo espontâneo de movimento
theses/dissertations advising O ensino da disciplina Física no Brasil na década de 1970 - legislações, currículos e livros didáticos Formação continuada de professores: mudanças nas formas de pensar a termodinâmica O ensino de Física do 2o. ao 5o. ano da educação fundamental na perspectiva dos livros didáticos de Ciências Monitoria discente no ensino médio de Física: promovendo singularidades O cotidiano e a busca de sentido para o ensino de Física Utilização e ^Compreensão do computador: Um olhar no dia-a-dia do Professor Atividades experimentais dos livros didáticos de Física: um olhar através dos Parâmetros Curriculares Nacionais TÓPICOS DE ASTROFÍSICA E COSMOLOGIA: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO Mudança de referencial e os modelos espontâneos de movimento A linguagem de vídeos e a natureza da aprendizagem Formação continuada de professores e mudanças nas formas de estruturar a mecânica clássica Visões de professores sobre Ciência - elementos para repensar os cursos de Licenciatura em Física Formação do professor de Ciências em Astronomia: uma proposta com enfoque na espacialidade. Formação continuada de professores e suas perspectivas de mudança Duas propostas de ensino de Segundo Grau e suas formas de compreender a eletricidade Uma proposta didática para o ensino de geradores de energia elétrica: subsídios ao CBC mineiro. A FÍSICA NO ENSINO TÉCNICO INDUSTRIAL FEDERAL - UM RETRATO EM FORMATO A4 Semelhanças e diferenças entre os currículos de Física - na busca da compreensão e possíveis relações entre propostas nacionais e internacionais. Da concepção de Ciência ao ensino de Física Uma reelaboração de conteúdo de Física do 2º Grau - a Eletricidade como exemplo Ensino de Eletricidade na Educação de Jovens e Adultos: Uma proposta. As imagens em movimento e sua contribuição para o ensino das ciências físicas no Brasil - 1800 a 1960 Tópícos de Astrofísica e Cosmologia: uma aplicação de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio Explorando as diferentes telas de TV: uma proposta de inserção da física moderna e contemporânea no ensino médio. Contribuições da disciplina de elementos e estratégias para o ensino de física no curso de licenciatura do IFUSP Elementos de Astronomia nos livros didáticos de Física Evolução das idéias da Física para alunos iniciantes de Licenciatura em Física Os modelos de interação da física e dos estudantes Ensino de Física das radiações na modalidade EJA - uma proposta Astronomia na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta Que Física ensinar no 2º grau? Elementos para uma reelaboração de conteúdo Relação Homem-Universo e o ensino de Astronomia As imagens em movimento e sua contribuição para o ensino de ciências física no Brasil - 1800 a 1960 A física, o lúdico e a ciência no 1º grau Reflexos poéticos no ensino de Física: Imagens do campo eletromagnético O ensino da astronomia nos livros didáticos de cosmografia do início do Século XX Currículo de física e prática docente: análise de uma proposta de conteúdo curricular inovador para o ensino médio A eletricidade na EJA do Ensino Médio: uma proposta A Física do ensino médio no Brasil do início do século XXI : legislações, propostas curriculares e suas aproximações e distanciamentos Contribuição da disciplina de Elementos e Estratégias para o Ensino de Física no curso de Licenciatura do IFUSP Educação em energia elétrica - uma proposta didática para EJA As representações de Universo de professores do Ensino Fundamental O computador, os professores de Física e a sala de aula O ensino de física no Brasil nas décadas de 1960 e 1970: legislação, currículo e material didático. O papel das leituras complementares nos livros didáticos de Física O professor de Física e sua prática - perspectivas de uma reelaboração crítica O uso do jornal no ensino de Física UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GERADORES DE ENERGIA ELÉTRICA: subsídios ao CBC mineiro Ensino de Ciências na educação do trabalhador - o olhar dos educadores sobre um programa de suplência I profissionalizante Filmes no contexto escolar: uma visão a partir do livro didático Ensino de Astronomia no Brasil nas décadas de 1920 e 1930. Que física ensinar no 2º grau: elementos para a reelaboração dos conteúdos Ensino de Física Térmica a partir do estudo do alto forno.