Formada em direito internacional pelas universidades de Estrasburgo (França) e Münster (Alemanha), possui doutorado em antropologia social pelo Museu Nacional, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil), com linhas de pesquisa concentradas nas dinâmicas das redes e da mobilidade haitianas nas Américas. Atualmente, coordena uma pesquisa junto com o Instituto Maria & João Aleixo e UKRI/GCRF sobre South-South Migration, Inequality and Development Hub.
Profissionalmente, de 2006 a 2017, Mélanie Montinard trabalhou para o Viva Rio, uma ONG brasileira que promove a cultura de paz e inclusão social, no Brasil e no Haiti. Ocupou sucessivamente os cargos de coordenadora de projetos de reintegração de crianças e jovens envolvidos na violência (?crianças-soldados?), de proteção (ref. após o terremoto no Haiti) e de migração (no Brasil). Em 2013, foi líder de equipe de pesquisa sobre gênero no Haiti para o Viva Rio/Museu Nacional/UFRJ. Desde junho de 2017, é co-fundadora da Mawon, uma associação brasileira que promove a Mobilidade, Diversidade, Conexões e Integração, a fim de disseminar a cultura de cada migrante na sociedade anfitriã através de uma articulação baseada em eventos culturais e de capacitação.
Em 2011, Mélanie Montinard realizou a $36 million USD Haiti Appeal Evaluation para a ACT Alliance (Componentes Humanitários). Também trabalhou com a Organização Internacional para as Migrações (OIM/UN) em Porto Príncipe, em 2006, como consultora independente sobre a legislação internacional e haitiana sobre tráfico de pessoas. Em 2006/2007, ela foi assistente de projeto de reabilitação das crianças vítimas de tráfico, "Restavèk", para a OIM/UN no Haiti.
graduation at Droit et Langues from Universite de Tours (Universite Francois Rabelais) (2004), master's at Droit et Etudes Européennes, Droit Comparé from Université Robert Schumann de Strasbourg (2006), master's at Droit et Etudes Européennes from University of Münster (2006), master's at Droit et Langues from Universite de Tours (Universite Francois Rabelais) (2005) and doctorate at Antropology from Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Has experience in Law, focusing on Special Laws