Ana Chrystina Venâncio Mignot
Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da qual foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (2019-2021) e onde atua na graduação e na pós-graduação, tendo orientado 20 teses de doutorado, 19 dissertações de mestrado, 32 trabalhos de conclusão de curso e 25 bolsistas de Iniciação Científica. Doutora em Ciências Humanas - Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e Mestre em Educação pela mesma instituição (1988). Autora de 2 livros, organizadora e co-organizadora de 16 coletâneas que reúnem historiadores da educação brasileiros e estrangeiros, tem publicações no Brasil, Argentina, Portugal, Itália, França, México, Espanha e Canadá. Foi curadora de exposições sobre escritas cotidianas, cadernos escolares, cartas de leitores e viagens de educadores em importantes espaços culturais e eventos acadêmicos. Presidiu a Comissão Organizadora Local do IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latinoamericana (2009) e a Comissão Organizadora do VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica (2014) e foi Coordenadora Geral da 14a Reunião Regional da Anped Sudeste (2020). Atuou como membro de comissão organizadora e de comitês científicos de eventos acadêmicos internacionais, de comissões de avaliação da FINEP, CAPES, FAPERJ e FAPEMA. Avaliadora ad hoc da FAPESP, FAPERJ, Capes e CNPq. Atualmente, é Coordenadora de Projeto de Internacionalização Capes/Print. Tem participado de missões de trabalho na Université Paris 13 (2014 e 2016) e em El Colegio de San Luis de Potosi (2019). Integra a diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BioGraph), participando do Conselho de Publicações (2008-2014 e a partir de 2020) tendo sido também representante da região sudeste (2018-2020). Participa de conselhos científicos ou consultivos de editoras, coleções publicadas no país e no exterior e revistas especializadas: Cadernos de História da Educação, Le sujet dans la Cité e Revista da FAEBA - Educação e Contemporaneidade. Suas pesquisas se voltam para a história da educação, notadamente trajetórias de educadores, escritas de si e escritas escolares, viagens pedagógicas e produção e circulação de modelos educacionais escolanovistas. Pesquisadora 1 D (CNPq), Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Procientista (UERJ/FAPERJ).
graduate at Pedagogia from Faculdade de Filosofia de Campos (1975), master's at Education from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) and ph.d. at Education from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Has experience in Education, focusing on History of the Education, acting on the following subjects: memória, história, magistério, educação and escola nova.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Pesquisas
- Ensino
- Identidade
- Ver todos