Professora associada - MS5-3 ? Departamento de Didática ? e professora permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Livre Docente em Didática (UNESP-2022), Pós-doutora em Educação (Fundação Carlos Chagas-2010), Doutora em Educação (UNESP-2005), Mestre em Educação (UNESP-2000), Pedagoga com habilitação em Administração Escolar (UNESP-1995) e Graduada em Educação Física (UNIMAR-Universidade de Marília-1988). Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Especial com ênfase no Espectro do Autismo, convênio entre a UNESP e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, no modelo de híbrido. Pesquisadora junto ao Instituto de Políticas Públicas de Marília ? IPPMar, sendo Editora chefe da Revista Instituto de Políticas Públicas de Marília ? IPPMar ? RIPPMar. Pesquisadora externa do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação (CEPEED), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. Integrou o Programa Interinstitucional MINTER UNESP/UTFPR, entre 2013 e 2015 e, atualmente, o Programa Interinstitucional MINTER UNESP/IFPA-PA, desde início de 2022. É membro do Conselho Editorial Acadêmico da Ed. Oficina Universitária - FFC-Unesp/Marília, consultora ad hoc da Revista de Estudos Pedagógicos (Rbep) e integra o quadro de assessores científicos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Coordena o Programa e Projeto Integrado de Pesquisa A história da Didática em instituições de formação de professores no Brasil (1827-2011), em desenvolvimento, mediante os quais coordenou o projeto de pesquisa A história da Didática em instituições de formação de professores no Brasil (1827-2011) ? fase I: fontes para a pesquisa, com financiamento FAPESP (Processo n. 2012/10609-0), o projeto A história da Didática em instituições de formação de professores no Brasil (1827-2011) ? fase II: periódicos educacionais brasileiros na conformação das disciplinas ou corpos de saberes de Didática e, no triênio 2018-2020, coordenou o projeto de pesquisa A história da Didática em instituições de formação de professores no Brasil (1827-2011) ? fase III: a Didática em circulação nos impressos e bibliografia especializada. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Ensino Fundamental, Ensino Superior, Pesquisa Educacional. É membro integrante na qualidade de pesquisadora ? linhas de pesquisa: Didática, Currículo e Fundamentos da Educação, A pesquisa e a formação do educador, História da formação de professores no Brasil, do Grupo de Estudos e Pesquisa GP FORME ? Formação do Educador, do qual também foi líder de 2009 a 2015, cadastrado no CNPq. Atualmente, é Líder e pesquisadora do grupo de estudos e pesquisa também cadastrado no CNPq, desde abril de 2016, HiDEA-Brasil História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil, do qual foi criado, em agosto de 2022, o HiDEA-Angola - História das disciplinas escolares e acadêmicas em Angola, o qual é integrado por pesquisadores e pesquisadoras parceiros angolanos.
bachelor's at Pedagogia from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), bachelor's at Educação Física from Universidade de Marília (1988), master's at Education from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) and doctorate at Education from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). He is currently professor assistente at Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Has experience in Education, focusing on Methods and Techniques of Education, acting on the following subjects: educação, formação de professores, história da educação, didática and ensino superior.