Profª Jáima Pinheiro de Oliveira
Sou docente do departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atuo como professora permanente no Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social (PPGE) e no Mestrado Profissional em Educação e Docência (PROMESTRE), ambos da FaE/UFMG. Sou doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/2010) e mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/2004). Fiz Estágio de Pós-doutoramento (2012-2013) na Universidade Estadual Paulista (UNESP), na área de Educação, em parceria com a Universidade do Minho (Braga, Portugal), na área de Psicologia da Educação. Sou membro da Rede Internacional de Pesquisa Diferença Inclusão e Educação (CAPES-PrInt-UNESP), na qual mantenho atividades com a Universidade do Minho (Portugal) e com a University of Worcester (Inglaterra, Reino Unido). Lidero o Grupo de Pesquisa "Observatório de Redes de Apoio à Inclusão Escolar", existente desde 2010 (antigo GEDILPE-CNPq-UNICENTRO) e integro, também, o Grupo de Pesquisa "Deficiências Físicas e Sensoriais" (DefSen-CNPq-UNESP) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Infantil e Infâncias (NEPEI-FAE-UFMG). Sou pesquisadora da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) e do Grupo de Trabalho de Educação Especial (GT-15) da Associação Nacional de de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Já estive em diversas representações e funções administrativas, incluindo: chefia e vice-chefia de departamentos, vice-coordenação de curso (Pedagogia) e vice-coordenação de programas de pós-graduação em Educação (UNICENTRO). Essa última função, voltei a exercer atualmente no Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social (PPGE-FaE-UFMG-2023/2025). Tenho me dedicado às investigações científicas sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem e da comunicação de crianças com deficiência. Dentre os desdobramentos dessas investigações constam a construção, a implementação e o aperfeiçoamento de programas de apoio para avaliar e promover esses processos, com foco para o uso de histórias infantis no contexto das práticas pedagógicas com perspectiva inclusiva. Ao longo dessas ações, as Políticas Públicas de Educação Especial para favorecer e promover o processo de Inclusão Escolar, também, têm ganhado relevo.
graduation at Fonoaudiologia from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), graduation at Pedagogia from Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2015), master's at Education from Universidade Federal de São Carlos (2004) and doctorate at Education from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: desenvolvimento infantil, educação especial, educação, linguagem infantil and educação inclusiva.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
