Gabriel Ribas Pereira
Graduated at the School of Veterinary Medicine from The Universidade Federal de Pelotas (1999) and doctorate at Comparative Pathology Group - Population Health and Reproduction from University of California - Davis (2008). Has experience in large animal reproduction, focusing on biotechnologies applied to animals, acting on the following subjects: bovine and equine reproduction, beef cattle, animal biotechnologies, oocyte and embryo cryopreservation, in vitro studies, animals production, scrotal thermoregulation, and agribusiness.
Grau recebido em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Pelotas em 1999 (UFPel), Brasil e Ph.D. em Patologia Comparativa com ênfase em Reprodução de Equinos pela Universidade da Califórnia (UCD), em Davis, USA. Principal foco de estudos relacionados a área de Fisiologia e Reprodução dos animais domésticos, com ênfase em maturação e fertilização in vitro de ovócitos da espécie eqüina. Experiências na área de caracterização e avaliação dos efeitos de fatores de crescimento (IGF-1 e EGF) e hormônio eqüino de crescimento (eGH) na maturação nuclear e citoplasmática ovocitária, organização do cito-esqueleto celular e na viabilidade ovocitária in vitro. Tem conduzido experiências relacionado à maturação de ovócitos eqüino em colaboração com o Centro Agri-Food de Pesquisa localizado em Lethbridge/Alberta/Canadá, Centro de Biotecnologia na Universidade Federal de Pelotas/RS/Brasil e no Laboratório de Reprodução Animal na EMBRAPA Clima Temperado em Pelotas/RS/Brasil. Esteve vinculado ao Programa de Pós-Doutorado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no Laboratório de Reprodução Animal (BioRep) sobre orientação dos Profs. Paulo Bayard Dias Gonçalves e João Francisco Coelho de Oliveira. Realizou atividades de pesquisa e ensino como professor temporário junto ao Departamento de Patologia Animal na área de Reprodução Animal (ReproPel) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Em 2013 começou o pós doutorado pelo PPG Agronegócios/UFRGS, membro do NESPRO e sobre orientação do Prof. Júlio Barcellos, desenvolvendo projetos sobre redes de gestão das inovações tecnológicas aplicadas à cadeia produtiva da carne bovina. Pós-doutorando realizado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Desenvolveu atividades de Coordenação do curso de Medicina Veterinária e Pós-Graduação Latus Sensu em Grandes Animais do Instituto em Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (IDEAU) em Getulio Vargas, RS. Pesquisador senior de pós doutorado pelo PPG Zootecnia da UFRGS, membro do NESPro, onde atua desenvolvendo projetos sobre desmame hiperprecoce, produção e reprodução animal e inovações tecnológicas aplicadas à cadeia produtiva da carne bovina. Atualmente, é docente nas disciplinas de Clinica Médica de Ruminantes, Clinica Médica de Equinos, Epidemiologia e Defesa Sanitária Animal, Fundamentos de Reprodução Animal, Etologia e Bioclimatologia Animal, no curso de Medicina Veterinária da Feevale Campus III em Campo Bom, RS. Docentes pesquisador do PPG Virologia da Feevale Campus II em Novo Hamburgo, RS.
Interesses profissionais são: reprodução e infertilidade em grande animais,clínica médica de grandes animais, interações gametogênicas, desenvolvimento embrionário, criopreservação de ovócitos e embriões, biotécnicas reprodutivas em animais domésticos, agronegócio e produção animal, virologia veterinária e doenças infecciosas em grandes animais.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos