Clara F. Trigo é Professora Assistente da Escola de Dança da UFBA desde 2017. Doutoranda em Média-arte Digital na Universidade do Algarve, Portugal. Mestra em Artes Cênicas, PPGAC/UFBA-2014, bolsa CAPES. Graduada em Licenciatura em dança pela Escola de Dança da UFBA. Dançarina, coreógrafa, gestora e pesquisadora. Coordenou o LabSomática, laboratório de práticas somáticas e cinesiológicas (2017-2021).
Desenvolveu a metodologia Instabilidade Poética®, a partir de experiências e conhecimentos da arte, da saúde e da educação.
É criadora do equipamento 4-get-gravity®, para trabalho técnico e cênico, cuja patente foi oficializada em 2016.
É criadora do equipamento de biofeedback Flymoon® (2007), em parceria com a fábrica de equipamentos Physio Pilates, e do sistema de exercícios que propicia desafios de coordenação motora, favorece o equilíbrio, a força, a propriocepção e a ludicidade.
Tem marcas registradas deste equipamento (4-get-gravity®) e da metodologia desenvolvida (Instabilidade Poética®) no Brasil e do equipamento Flymoon® na Europa.
Vivenciou diversas técnicas - capoeira, dança afro, balé clássico, flamenco, Alexander technique, gyrokinesis e, mais profundamente, Pilates. Estudou Flamenco na Fundación Christina Hereen de Arte Flamenco, em Sevilha (1997-1998) e Método Pilates Polestar Education e Physiopilates, em Salvador (1999 e 2007).
Vem difundindo seu trabalho artístico e pedagógico internacionalmente.
Foi professora substituta na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (2005/2006 e 2011/2013), onde ensinou nos módulos: Processos Criativos 1 e 2, História da Dança Brasileira, Dança e Contemporaneidade no Brasil, Laboratório do Corpo 1 e 2, Estudos do Corpo 1 e 2, sendo estes últimos módulos dedicados à experimentação da dança através do conhecimento músculo-esquelético, fisiológico e cinesiológico do corpo em movimento.
Dirigiu e produziu o quadro de TV SUA DANÇA (2008-2013), exibido no mês de abril, em parceria com o Soterópolis, TVE-BA, IRDEB.
Prestou serviços ao Museu de Arte Moderna da Bahia em produção cultural e desenvolvimento de projetos (2012).
Coordenou a Plataforma Internacional de Dança - PID em 2009 e 2010 e o 8º Encontro da Rede Sulamericana de Dança, em Salvador, 2009, realizando curadoria de espetáculos, organização de seminários e outras atividades afins.
É fundadora da Associação Conexões Criativas (2009), que articula projetos, atividades artísticas, atividades de capacitação, comunicação e produção cultural em âmbito nacional.
Coordenou a Mostra Rumos Dança Bahia, em Salvador, em 2008.
Trabalhou com diversos coreógrafos entre 1999 e 2008 e iniciou sua carreira como coreógrafa em 2002, com o prêmio estímulo da Fundação Cultural da Bahia, primeiro de outros prêmios e realizações artísticas. Realizou os experimentos de videodança: URBE IMENSA e IDEIAS DE TETO. Criou as vídeosconfissões de artistas nomeadas: "DESLIMITES - CONEXÕES CRIATIVAS", "SUA CIA - CONEXÕES CRIATIVAS" e "ESTILHAÇOS AO LÉO - CONEXÕES CRIATIVAS".
Selecionada pelo Ateliê de Coreógrafos Brasileiros ano IV, realizou o espetáculo BANANA DA TERRA, 2005. Através do prêmio estímulo da Fundação Cultural do Estado da Bahia realizou o espetáculo ESTUDO PARA LESMA, 2006 e, através da bolsa estímulo Rumos Dança, realizou o espetáculo DESLIMITES, 2007.
Foi coordenadora do Núcleo de Pesquisa da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (2007), quando integrou Bancas para seleção de professores e comissões para seleção de editais públicos de dança.
Circulou pelas 5 regiões do país, em 28 cidades, com dois de seus espetáculos, atuando como diretora, dançarina e arte-educadora, através do projeto Palco Giratório, do SESC Nacional.
Participa de movimentos sociais militantes por políticas públicas para a cultura, como o Fórum das Artes, a Rede Sulamericana de Dança e o Movimento Cultura Bahia.