Professora Emérita da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2023). Professora Sênior da Universidade de São Paulo. Ouvidora da FEUSP. Livre Docente, Departamento Administração Escolar, USP (1995). Doutora em Filosofia e História da Educação, Universidade de São Paulo (1989). Mestre em Educação, área Administração Escolar (1982), Universidade de São Paulo. Aprovada para o título de Professora Titular, USP (1997). Foi Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (2009-2017), tendo sido Coordenadora do referido PPGE (2011-2017). Na atuação internacional destaca-se: Visiting Scholar da Harvard University no período 2003-2005; Presidente e membro do Juri Internacional do Prêmio UNESCO de Educação para Paz, Paris (1999-2002). Membro do Grupo de Trabalho temporário assessor do Conselho Executivo da UNESCO, Paris, para Educação para Direitos Humanos como representante do GRULAC (1998-1999). Fellow, The John D. and Catherine T. MacArthur Foundation (1994-1997). Convidada a apresentar seu trabalho em diversos centros e instituições em diferentes continentes e países.Tem experiência na área de Políticas Públicas de Educação, em nível nacional e internacional; Filosofia, com ênfase em Política, Ética e Educação.Coordenou a área Filosofia e Educação da Pós-Graduação em Educação, USP (2007-2008). Atua de modo marcante nos temas Pluralidade Cultural; Laicidade do Estado, Religiões e Educação; Discriminação, preconceito, estigma; e Defesa da liberdade de consciência e defesa/promoção dos direitos de minorias; ensino religioso nas escolas públicas e Estado laico; educação em/para direitos humanos; educacao para a paz e tolerância; ensino religioso em escolas públicas e Estado laico, defesa da liberdade de consciência. Expert UNESCO para a Coalizão de Cidades contra Racismo, Discriminação e Xenofobia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.
graduation at Pedagogia from Faculdade de Educação - USP (1974), master's at Education from Universidade de São Paulo (1982) and doctorate at Education from Universidade de São Paulo (1989). Has experience in Education, acting on the following subjects: direitos humanos, ensino e professores, cultura da paz, direito das minorias and educacao para a paz.