Obteve o Premier Prix na Classe de Flauta - Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris, e graduação nas Classes de História da Música e Análise naquele conservatório (1985), Mestrado em Música (Master of Musical Arts, MMA) - The Juilliard School of Music (1987) e doutorado em Música (Doctor of Musical Arts, DMA) - The Juilliard School of Music (1992). Realizou estudos de pós-doutoramento na Universidade Nova de Lisboa / Biblioteca Nacional de Portugal (2002-2008). Atualmente é professor associado III da Universidade de Brasília, foi Editora da Revista "Música em Contexto" (2007-2017) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Música em Contexto da UnB (2004-2007; 2014-2017), o qual fundou e atuou como primeira Coordenadora. Tem experiência na área de Artes/Música, com ênfase em Musicologia e Performing Practices, atuando principalmente nos seguintes temas: música instrumental, difusão do classicismo musical, bibliotecas digitais, repertórios e fontes internacionais para a música Ibero-Americana, tradição e inovação na Música Brasileira Popular. Entre 2010-2016 promoveu a criação e atuou como tutora do Grupo-PET "Música em Etnografia" no Programa de Educação Tutorial (PET-MEC), no mapeamento das práticas musicais do DF e RIDE.
É Coordenadora do Comitê RILM-Brasil, Membro dos Comitês RISM-Brasil e RIdIM-DF, Presidente da Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS), Presidente da Seção Brasil da Associação Internacional de Bibliotecas, Arquivos e Centros de Documentação Musical (IAML) a qual fundou e coordenou desde 2009, formalizando-a com a aprovação na Assembléia Geral da IMAL, Antuérpia, Julho de 2014. Membro da Sociedade Internacional de Musicologia (IMS) e da Associação Internacional de Bibliotecas, Arquivos e Centros de Documentação Musical (IAML). Desde 2018 é membro da Comission Mixte do RISM Internacional representando a IAML. Atualmente desenvolve monografia resultante da pesquisa como recipiente do Prêmio Bolsa de Pesquisa do Ministério da Cultura / Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, edição 2009-2010, focado sobre a Coleção Teresa Christina Maria e a prática da música instrumental durante os I e II Reinados. Coordena o Projeto Historiografia da Música Brasileira e desenvolve mapeamento de ferramentas musicológicas para a pesquisa em música por meio de tecnologias da informação e comunicação.
ResearcherID: K-3918-2015
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6048-2505
bachelor's at Classe de Flauta from Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris (1985), bachelor's at Classe de Histoire de la Musique from Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris (1985), bachelor's at Classe d'Analyse from Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris (1985), master's at Música (Master of Musical Arts, MMA) from The Juilliard School of Music (1987) and doctorate at Música (Doctor of Musical Arts, DMA) from The Juilliard School of Music (1992). Has experience in Arts, focusing on Musicology, acting on the following subjects: música, claudio santoro, planejamento e avaliação pós-graduação, musicologia and música instrumental.