Publicações no BrCris
 

Cibele Forjaz Simões

Diretora e iluminadora teatral, docente e pesquisadora em Artes Cênicas. Graduada em Artes Cênicas com habilitação em direção teatral pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, em 1989; fez Mestrado em Artes (2008) e Doutorado em Artes Cênicas (2013), na ECA/USP. É docente e pesquisadora do Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP desde 2006, onde leciona iluminação e direção teatral na Graduação (Bacharelado e Licenciatura) e é docente e orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/ECA/USP). Em 35 anos de teatro profissional, participou ativamente de três coletivos de teatro: A Barca de Dionísos (1985-1991); Teatro Oficina Uzyna Uzona (1992-2001) e Cia.Livre (1999 até o presente), onde é diretora artística. No grupo A Barca de Dionísos iluminou Leonce e Lena, de Büchner (1987) e dirigiu O Homem da Flor na Boca, de Pirandello (1988); Fala Comigo Doce como a Chuva, de T. Williams (1988); Noite, de H. Pinter (1988); A Paixão Segundo GH, releitura de Clarice Lispector, por Marilena Ansaldi (1989); O Lamento de Ariadne (1990) e Woyzeck (1991). No Teatro Oficina, foi assistente de direção de Zé Celso e iluminadora, de 1993 a 2000 (Ham-Let; Mistérios Gozozos; Bacantes; Pra Dar uma Fim no Juízo de Deus; Ella; Cacilda! e Os Sertões/O Homem 1). É diretora artística do grupo de teatro Cia. Livre, onde dirigiu: Toda Nudez Será Castigada, de Nelson Rodrigues (2000/01); Um Bonde Chamado Desejo, de T. Williams (2002,); Arena Conta Danton, de Fernando Bonassi, em processo colaborativo com a Cia.Livre (2004/06); Vem Vai - O Caminho dos Mortos, de Newton Moreno a partir de mitos e cantos de povos ameríndios (2007/09); ?Raptada pelo Raio? (2009/2010) e ?Cia. Livre Conta Kaná Kawã? (2014/2015), livres recriações de Pedro Cesarino do mito-canto Kaná Kawã (povo Marubo); ?Maria Que Virou Jonas ou A Força da Imaginação?, de Cássio Pires (2015) e ?Dostoiévski-Trip? (2017). Em parceria criativa entre a Cia.Livre e outras companhias dirigiu, entre outros: Woyzeck, O Brasileiro (2003/04) de Georg Büchner; Rainha [(S)], de Cibele Forjaz, Georgete Fadel e Isabel Teixeira (2008/2016); Bruta Flor, de Claudia Schapira (2009); ?O Idiota - Uma Novela Teatral?, releitura de Dostoievski pela mundana companhia (2010/12), Madame B, de Jorge Louraço (2012/13); ?Xapiri Xapiripë - Lá onde a gente dançava sobre espelhos?(2014), com a Cia. Oito Nova Dança; ?Galileu Galilei? (2015/2016) e ?Na Selva das Cidades - Em Obras?, ambas de Bertolt Brecht (2014/18). Ganhou vários prêmios, entre eles, APCA 1989, Mambembe 1996, APCA 1998, Qualidade Brasil 2002, APCA e Shell 2004, Shell 2007, APCA 2010 e Prêmio Governador de Estado 2015 - teatro. Como pesquisadora, tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Cênicas, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Teatro, História e Estética da Iluminação Cênica; Pedagogia em Iluminação Cênica e Direção Teatral; Encenação Teatral; Construção de texto e cena em Processo Colaborativo; Cruzamentos de linguagens do teatro com a dança e as artes visuais, Cena em campo expandido, Teatralidades Ameríndias e Relações entre as Artes Cênicas e a Antropologia. Em 2018, realizou o pós-doutorado "A Morte e as Mortes do Rio Xingu", com pesquisa de campo junto a povos xinguanos (Juruna/Yudjá; Kayapó-Mebengokré, Araweté e Kamayurá) no Programa de Pós Graduação em Antropologia Social (PPGAS/FFLCH/USP). Em 2019 orientou a pesquisa cênica ALTAMIRA 2042 (Carneiro da Cunha, Gabriela) e dirigiu "Os UM e OS OUTROS" (releitura da Cia.Livre da peca de aprendizagem "Os Horácios e os Curiácios" de Brecht), ambas a partir de sua experiência de campo no Rio Xingu. Em 2020, durante a pandemia, participa de debates, palestras e experiências práticas sobre a cena em campo expandido. Em 2022 ilumina as 3 estações de "A Morte da Estrela", dirige a Estação#3_Emborar e "Sá-Oratório para aTerra".
bachelor's at Artes Cênicas from Universidade de São Paulo (1989) and master's at Arts from Universidade de São Paulo (2008). Has experience in Arts, focusing on Arts, acting on the following subjects: teatro, iluminação cênica, encenação teatral, teatro brasileiro contemporâneo and direção teatral.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •