Denise Castilho de Oliveira Cocareli
Doutoranda na área de Performance em Regência Coral pela ECA-USP, sob orientação de Marco Antônio Silva Ramos, obteve título de Mestre em Música, com orientação de Susana Cecília Igayara-Souza, e é graduada em Licenciatura em Música pela mesma instituição, atuando, ao longo de sua formação acadêmica, especialmente na área de Regência Coral. Entre as atividades artísticas recentes, destaca-se o trabalho como regente-monitora do Coro Juvenil da OSESP, sob a orientação do regente Marcos Thadeu. Atuou por quatro anos como assistente do Coral da ECA-USP e, no momento presente, como parte do programa de Doutorado, atua como regente assistente do Coro de Câmara Comunicantus, ambos sob a orientação de Marco Antônio da Silva Ramos, com ênfase tanto na prática de regência quanto no campo de pesquisa no repertório coral brasileiro do século XX. Junto ao Coral da ECA-USP preparou e regeu importantes obras corais brasileiras, como Magnificat Aleluia, de Villa-Lobos (1987-1959) e obras de caráter experimental, como Asthmatour, de Gilberto Mendes (1922-2016), além de duas obras que compõem sua pesquisa de mestrado, Minimalisticamixolidicosaxvox e Caleidoscópio, ambas de Lindembergue Cardoso (1939-1959). Em sua pesquisa de mestrado trabalhou com aspectos interpretativos de obras corais do compositor Lindembergue Cardoso, que fazem uso de notação não tradicional.
Iniciou seus estudos musicais na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, onde se formou em Trompete Erudito, atuando profissionalmente na Orquestra Filarmônica da mesma cidade de 2008 a 2012 e na Orquestra Filarmônica de Rio Claro, de 2008 a 2010. Regente coral e professora, lecionou na rede pública do Estado de São Paulo e em cursos de formação de professores, com destaque para o projeto desenvolvido pelo Theatro Municipal de São Paulo, Canta São Paulo, no segundo semestre de 2015, no qual foi regente-tutora. Integra o corpo docente do projeto Guri Santa Marcelina, nas áreas de Iniciação Musical Infantil e de Adultos.
No campo do estudo de regência coral, além de ter como principal orientador Marco Antonio da Silva Ramos, também estudou com Lilla Gábor e Ana Beatriz Valente Zaghi e participou de festivais e cursos de férias internacionais, com destaque para o Eastman Summer, da Eastman School of Music (NY-EUA), no qual estudou regência coral com William Weinert e Edward Maclary. Em 2018 concluiu o Curso de Especialização em Regência Coral pela EMESP, através do qual teve oportunidade de participar de masterclasses com importantes regentes internacionais, como Agnieszka Franków-Żelazny, Rolf Beck e Valentina Peleggi. Desde 2011 dirige coros amadores. De 2013 a 2021 desenvolveu trabalho com canto coral junto a pacientes portadores de Parkinson. Entre os anos de 2016 e 2021, dirigiu o Madrigal LivrEncanto e, atualmente, é regente do Coral do Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música.
Has experience in Arts, focusing on Arts
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
