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Janiene dos Santos e Silva

Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Publicitária e designer, é também especialista em Gestão do Design pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Com experiência em marketing e desenvolvimento de produtos, foi também uma das docentes e coordenadoras do Istituto Europeu de Design (IED) de São Paulo (graduação em Produção Joalheira/ Design de Joias e Acessórios) durante 9 anos. Sua dissertação de mestrado "A transversalidade da comunicação no processo de formação, difusão e investigação das tendências de comportamento e consumo", defendida em 13/09/11, aborda o estudo dos novos métodos para interpretar o comportamento do consumidor além de apresentar definições e teorias de difusão relacionadas às tendências socioculturais e foi transformada no livro "Sobre tendências e o espírito do tempo", lançado pela editora "Estação das Letras e Cores" em agosto de 2013, e que teve sua segunda edicão publicada em julho de 2017, com capítulo adicional baseado em sua pesquisa de doutorado, iniciado na ECA/USP em fevereiro de 2012, em Ciências da Comunicação, na área de "Estudo dos Meios e da Produção Mediática", na linha de pesquisa "Consumo e Usos Midiáticos nas Práticas Sociais". Em outubro de 2014 iniciou seu doutorado sanduíche ( 10 meses) na Saint Louis University, no Missouri, Estados Unidos, no departamento de Antropologia e Sociologia, como bolsista Capes. Em outubro de 2015, defendeu a tese ?Tendências Socioculturais: Recorrências Simbólicas do Espírito do Tempo no Sistema Publicitário? para obtenção do título de doutora. É pesquisadora do GESC³ ? Grupo de estudos em Semiótica, Comunicação, Cultura e Consumo ? e participa da equipe que realiza as pesquisas do Observatório de Tendências da Ipsos/Casa Semio. Realiza trend hunting para agências de propaganda e empresas de diversos segmentos. Como docente tem experiência em lecionar as disciplinas: Projeto Base ( Metodologia de Design), Projeto Interdisciplinar, Projeto de Coleção (Desenvolvimento de Produto), Mercado de Luxo, Teoria da Informação ( Semiótica), Marketing e Orientação de TCC ( na graduação e pós-graduação) e Tendências Socioculturais. Até 2015/16 foi professora no curso de especialização latu sensu "Estética e Gestão da Moda" (ECA/USP), da disciplina ?Mídias e Monitoramento de Tendências? e orientadora dos trabalhos de conclusão de curso. Em 2017 iniciou sua carreira internacional nos Estados Unidos como professora adjunta no nível de graduação e mestrado nas universidades: Maryville University, Lindenwood University e Saint Luis University, ensinando, entre outras matérias, Global Communication, Consumer Behavior, Communication Research Methods e Public Speaking. É também porfessora visitante da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), do Master online de Pesquisa de Mercado e Consumer Insights.
graduate at Comunicação Social - Publicidade e Propaganda from Fundação Armando Álvares Penteado (1999). Has experience in Comunication, focusing on Comunication, acting on the following subjects: design, coleções, ouro, gemas and jóias.

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