Mônica Cristina Teixeira
Graduação em Farmácia pela UFOP, mestrado em Bioquímica e Imunologia e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela UFMG. Professora Titular da Universidade Federal de Ouro Preto. Foi chefe do Departamento de Farmácia da Escola de Farmácia da UFOP (2009-2011 e 2021-2023) e coordenadora do Programa de Pós graduação em Engenharia Ambiental da UFOP (2013- 2015). É revisora de vários periódicos científicos nacionais e internacionais e consultora ad-hoc do programa Fondecyt (Conselho de Pesquisa do Chile- ANID). Orientou diversos trabalhos de conclusão de curso de graduação, iniciação científica e mestrado dedicados principalmente no desenvolvimentos de metodologias para remoção de arsênio em efluentes industriais e resíduos da mineração/metalurgia bem como ao estudo dos potenciais efeitos toxicológicos do arsênio a microorganismos e outros seres vivos. Professora visitante na University of Queensland (UQ-Brisbane, Australia) (2017-2018) onde desenvolveu pesquisa científica sobre o tema "Bioaccesibilidade de elementos potencialmente tóxicos e Avaliação de risco de exposição humana a contaminantes inorgânicos presentes em poeiras e resíduos de mineração" (foco principal no arsênio), em colaboração com pesquisadores do Queensland Alliance for Environmental Healty Sciences (QHAES - Formerly Entox).
Tem experiência nas áreas de Ciências Ambientais, Bioquímica Inorgânica e Microbiologia Aplicada. TEMAS DE INVESTIGAÇÃO: As atividades extrativistas são a fonte de poluição metálica e metalóides, dentre eles o arsênio, que afetam permanentemente o meio ambiente. A este impacto adiciona-se o risco para a saúde, particularmente importante para populações vulneráveis, sobretudo no Estado de Minas Gerais. Temas de interesse principais: Elucidar os processos biogeoquímicos que controlam a transferência de metais e metalóides em ambientes de mineração (principalmente arsênio), com especial atenção para as biotransformações microbianas visando a biorremediação ambiental. Compreender as questões sociais e de saúde decorrentes da exposição das populações humanas mais vulneráveis aos contaminantes originados pela atividade de mineração (principalmente arsênio). Palavras chaves: Meio ambiente, biogeoquímica, arsênio, estrutura e atividade de compostos organometálicos; atividade farmacológica e toxicológica de compostos inorgânicos, espectroscopia de absorção de raios-X (EXAFS e XANES); biorremediação, biolixiviação e biossorção de metais, arsenic, arsenate, arsenite.
graduate at Farmácia from Universidade Federal de Ouro Preto (1988), master's at Biochemistry from Universidade Federal de Minas Gerais (1993) and ph.d. at Material and Metallurgical Engineering from Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Has experience in Microbiology, focusing on Applied Microbiology, acting on the following subjects: bioremediation, arsenic, XAS/EXAFS/XANES, biosorption, and acidophilic and sulfur reducing microorganisms.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Pesquisas
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
