Michelle Andressa Alvarenga de Souza
É doutoranda do Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (FFLCH / Universidade de São Paulo) onde pesquisa a representação da violência e do humor nas peças mais recentes do dramaturgo anglo-irlandês Martin McDonagh. Possui mestrado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Turim (2012) e graduação em Letras - Inglês pela Universidade de Brasília (2010). Tem realizado pesquisas na área de teatro, estudos pós-coloniais e estudos comparados, abordando principalmente as literaturas anglo-americana e irlandesa.
Atua como docente substituta de literaturas de língua inglesa na Universidade de Brasília com contrato temporário a ser concluído em julho de 2023. Também atuou como docente voluntária de língua inglesa e cultura anglo-americana na mesma instituição de fevereiro de 2020 a junho de 2022.
De 2015 a 2019 integrou o Núcleo Gestor do Programa Idiomas sem Fronteiras (Ministério da Educação), atuando na gestão a nível nacional dos Programas IsF - Italiano e IsF - Alemão. Nesta função, era responsável pela negociação de acordos internacionais entre os parceiros da Alemanha/Itália e o MEC, bem como pela implementação e gerenciamento das ações desses acordos bilaterais. Também era responsável pela revisão das minutas dos acordos internacionais e de todos os documentos referentes a esses programas junto ao MEC e às universidades federais credenciadas. Além disso, fazia a redação dos relatórios finais anuais referentes às ações desses dois idiomas.
Durante o seu mestrado na Universidade de Turim, foi responsável pela mediação entre a Facoltà di Lingue e Filosofia da UNITO e o Instituto de Letras da UnB para a criação de um acordo bilateral de cooperação acadêmica e intercâmbio de estudantes de graduação entre essas instituições. Além disso, atuou ativamente na redação e na tradução do documento desse acordo e na implementação dele na Universidade de Brasília.
Como complementação à atividade acadêmica, atuou como colunista literária do Programa "Iluminuras" da TV Justiça de abril a agosto de 2018, colaborando com comentários nos episódios semanais.
Possui experiência na área de tradução, coordenação de seminários e congressos nacionais e internacionais, além da organização/coordenação de cursos de extensão.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
