Indígena do Povo Potyguara do Ceará. Pedagoga (UECE), especialista em Gestão Escolar (UECE), mestra em Educação (UFRN) e doutora em Educação (UFRN). Pós-Doutorado no Programa de Estudos Posdoutorais (PEP) da Universidad Nacional Tres de Febrero/Argentina (UNTREF/AR). Professora da Secretaria de Educação do Ceará. Atualmente é diretora da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso BR) e coordenadora do Programa Educação, Direitos Humanos e Diversidade Étnico-Racial. Foi Ouvidora do Conselho Estadual de Educação do Ceará de 2019 a 2022; Conselheira do Conselho Nacional de Educação, com mandato de 2010 a 2016. Exerceu o cargo de Coordenadora Geral de Educação Escolar Indígena de 2012 a 2015 e de Diretora de Políticas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais de 2015 a 2019 no Ministério da Educação. Tem experiência docente na educação básica e superior. É pesquisadora, vinculada a grupos de pesquisas, conselhos editoriais com publicação de artigos em capitulo de livros, periódicos e revistas especializadas. Tem atuado nas seguintes áreas de investigação e assessoramento: diversidade étnica, racial e cultural; equidade na educação; educação para as relações étnico-raciais; Primeira Infância; educação escolar indígena; currículo; formação de professores; políticas educacionais; desigualdades sociais, étnicas e raciais; políticas culturais; movimentos sociais; direitos humanos, com ênfase na temática indígena.
graduate at Pedagogia from Universidade Estadual do Ceará (1996) and master's at Education from Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Has experience in Education, focusing on Administration of Educational Systems, acting on the following subjects: indios tapeba, história de vida, movimento estudantil, formação docente and identidade, diferença.