Publicações no BrCris
 

Regina Helena de Freitas Campos

Graduate in Psychology from Universidade Federal de Minas Gerais (1974), master's in Education from Universidade Federal de Minas Gerais (1980) and PhD in Education from Stanford University (1989). She is currently professor, history of social, community and educational psychology, at Universidade Federal de Minas Gerais. Has experience inthe history of psychology and psychological and social foundations of education, focusing on the history of social, commmunity and educational psychology, especially in Brazil; circulation, appropriation and indigenization of psychological knowledge; psychology in contemporary culture and society, education and human rights. Awarded the Career Achievement Award, Society for the History of Psychology, Division 26, American Psychological Association, 2020.
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980) e PhD em Educação pela Stanford University (1989). Realizou estágios como pesquisadora visitante na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra e no Centro Alexandre Koyré de História da Ciência e da Técnica na École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris (2001-2002 e 2011-2012). Foi uma das fundadoras da Pós-graduação em Psicologia da UFMG, tendo coordenado o Programa entre 1994 e 1997. Entre 1991 e 1992 foi Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e coordenou o Programa de Cooperação Internacional da UFMG. Atualmente é professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde desenvolve atividades nos cursos de graduação e de pós-graduação. Em 2004, integrou a equipe que implantou a Linha de Pesquisa em Psicologia, Psicanálise e Educação no Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da UFMG, avaliado com nível 7 pela CAPES. Atua também como professora colaboradora no Programa EICOS - Estudos Interdisciplinares de Comunidades e Ecologia Social - da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2017. Desde 2000 é presidente do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, cargo lhe foi transmitido por Daniel Antipoff, fundador do Centro, instituição responsável pelos preservação da memória e divulgação da obra teórico-prática da psicóloga e educadora russo-brasileira Helena Antipoff, fundadora da cadeira de Psicologia na UFMG em 1943.Nesta posição, administra a Sala Helena Antipoff, na Biblioteca Central da UFMG, onde coordena os trabalhos de preservação de parte do acervo Antipoff sob a guarda da UFMG. É líder do Grupo de Pesquisa em História da Psicologia e Contexto Sociocultural do CNPq, realizando e dirigindo pesquisas sobre a história da psicologia da educação a partir do acervo Antipoff. Realiza atividades de intercâmbio acadêmico e científico com centros internacionais como os Arquivos Jean Piaget e os Arquivos do Instituto Rousseau (Universidade de Genebra), o Centro Solzhenitsyn de Estudos da Diáspora Russa (Moscou, Rússia) e o Center for the History of Psychology da Universidade de Akron, EUA.. Foi fundadora e presidente da Sociedade Brasileira de História da Psicologia (2015-2017) e é Associada Titular da Sociedade Brasileira de Psicologia, eleita pelo Conselho Consultivo da Sociedade por sua contribuição aos objetivos da instituição. Entre 2004 e 2007, foi eleita membro do Plenário do Conselho Federal de Psicologia, quando dirigiu as Coleções Clássicos da História da Psicologia no Brasil e Pioneiros da Psicologia Brasileira. Em 2018, recebeu prêmio do Conselho Federal de Psicologia por sua contribuição à construção da profissão de psicóloga no Brasil. Participa também como pesquisadora convidada do Grupo de Pesquisa "Tempo, memória e pertencimento", do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), coordenado pela Profa. Marina Massimi. Tem experiência em Psicologia Educacional, Social e Comunitária, com ênfase no desenvolvimento histórico dessas áreas científicas em suas relações com o contexto sociocultural. Em 2020, foi contemplada com o Career Achievement Award concedido pela Society for the History of Psychology, Division 26 da American Psychological Association, por sua contribuição à pesquisa em história da psicologia. Já publicou 72 artigos científicos, 65 capítulos de livro, e escreveu ou organizou 27 livros. Orientou até o presente 26 teses de doutorado e 23 dissertações de mestrado. É membro do Conselho Editorial dos periódicos History of Psychology, Psicologia e Sociedade, Estudos e Pesquisas em Psicologia, Memorandum, entre outros..

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •