Publicações no BrCris
 

Mille Caroline Rodrigues Fernandes

Ativista do Movimento Kilombola da Bahia. Pós-Doutoranda em Educação (IEA/USP). Doutora em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc/UNEB), com Mestrado no mesmo Programa (2013). Fez Doutorado Sanduíche no Instituto Superior de Ciências da Educação-ISCED/Luanda, como bolsista PDSE/CAPES. Formada em Pedagogia. Psicopedagoga Clínica e Institucional. Professora de História da África no Ensino Fundamental II do Município de Nazaré/BA. Professora Colaboradora no Departamento de Línguas e Literaturas Africanas-ISCED/Luanda; da Cátedra UNESCO de Estudios Afro-Andinos de la Universidad Andina Simón Bolivar (UASB/Quito) e da Universidad Nacional de Mar Del Plata (UNMDP/Argentina). Foi professora e conferencista no Centro Cultural vinculado ao Itamaraty e à Embaixada do Brasil em Luanda (2018-2019). Foi Professora Substituta na Universidade do Estado da Bahia-UNEB/DEDC XV-Valença (2014-2018). Prestou serviço como relatora na Secretaria de Educação do Estado da Bahia (Coordenação de Educação para as Relações Étnico-raciais e Diversidade) juntamente a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade ? SECAD (2010?2014), ampliando pesquisas e elaborando Diretrizes Curriculares para Educação Escolar Kilombola. Relatora do Documento Curricular Referencial da Bahia do Ensino Médio na Modalidade de Educação Escolar Kilombola (2021-atual). Pesquisadora do Grupo Memória da Educação na Bahia (PROMEBA/PPGEduc/UNEB), do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Currículo e Pedagogias Decoloniais (GFPPD/UNIRIO) ? partícipe da Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras (RECEN) vinculada ao Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO), e do Grupo de Pesquisa Cyberxirè: Redes Educativas, Juventudes e Diversidade na Cibercultura (UESC). É membra e Vice-líder do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em Línguas e Culturas (NGEAALC/UNEB). Integra a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED-GT21); a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e a Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp Seção Bahia). Tem Experiência e desenvolve pesquisas no âmbito das Epistemologias Afrodecoloniais e Pensamento Afrodiaspórico, Educação Escolar Kilombola, Currículo e Formação Docente para as Relações Étnicorraciais, História e Cultura dos Povos Bantu-Kongo nos Kilombos do Estado da Bahia.
bachelor's at Pedagogia Licenciatura e Gestão Escolar from Faculdade de Ciências Educacionais (2006) and master's at Education from Universidade do Estado da Bahia (2013). He is currently pesquisa e extensão at Universidade do Estado da Bahia. Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: resiliência, educação; provérbios; arkhé, memória, comunidade de boitaraca and resistência.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •